Para ler e ver no final de semana #3

O para ler e ver no final de semana #3 vai ser temático. Vou indicar um texto e um documentário sobre feminismo.

PARA LER

No último dia 8 de novembro, foi aprovada em comissão na Câmara dos Deputados, uma proposta de emenda à Constituição que estabelece que a “vida começa na concepção”, ou seja a PEC 181 é o primeiro passo para criminalização de todo tipo de aborto no Brasil. Desde então o assunto está em discussão e algumas manifestações acontecem no país contrárias à PEC 181. Sem dúvidas, é um retrocesso e um desrespeito aos direitos das mulheres.

A blogueira Carol Burgo escreveu um texto/desabafo muito bem embasado em seu blog, o título é “hoje não é um bom dia para ser mulher”. É para ser lido com calma, carinho e certa cumplicidade. Vou deixar como dica de leitura porque faz-se necessário entrarmos nessa luta e refletir sobre o tema.

PARA VER

Quando a gente vê situações como essa acontecendo em pleno 2017, um retrocesso na lei e nos direitos das mulheres, a gente precisa fazer uma visita ao passado para lembrar de toda luta, de todo caminho que outras mulheres traçaram para que nós chegássemos a ter o direito de existir como ser humano, sair da sombra do sistema patriarcal.

Então a dica é o documentário She’s Beautiful When She’s Angry, que conta a história das mulheres que criaram o movimento feminista nos anos 1960, fazendo uma revolução em todos os âmbitos sociais.

É uma aula sobre a história do movimento feminista super necessária. Cita todas as lutas e assuntos do movimento: sexualidade, aborto, violência doméstica, saúde da mulher, creches, etc. É interessante para compreender porque lutamos e como foi dito no documentário: direitos das mulheres, uma luta inacabada.
  • O documentário está disponível na Netflix
Espalhe o “Para ler e ver no final de semana #3” por aí! 😉

2 Comentários

    • Jeniffer Geraldine Reply

      Obrigada, Van!
      Fico sempre feliz quando te vejo por aqui.
      bjão
      <3

Deixe um comentário:

Navigate