Literatura

Conto “O Cobrador” de Rubem Fonseca: a violência como resposta à desigualdade social

Rubem Fonseca é um dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea. Antes de se dedicar à literatura, Rubem foi policial e sua experiência na área estão presentes em suas obras.

Os livros de Fonseca trazem um texto cru e personagens marginais – prostitutas, assassinos, policiais. São narrativas densas que foram marcadas por tudo que o escritor viu e ouviu durante seus anos na polícia. O seu primeiro livro foi a coletânea de contos Os Prisioneiros publicada em 1963. Suas obras já o premiaram com o Jabuti e Camões, dois dos grandes prêmios literários de língua portuguesa.

Foto: Zeca Fonseca

Os primeiros livros publicados por Agatha Christie

Agatha Christie é sinônimo de diversidade e quantidade no gênero policial. Ela nos presenteou com mais de 60 romances, além de contos e textos para teatro. E sua obra tem vários detetives em ação, como Poirot, Miss Jane Marple, e o casal Tommy e Tuppence.

Em junho de 2017, comecei um projeto pessoal para ler em ordem cronológica a obra completa da Rainha do Crime.  Os dois primeiros livros publicados por Agatha foram O Misterioso Caso de StyleO Adversário Secreto.

Navigate