Minhas dívidas literárias

Tenso esse título, né? Minha relação com a literatura é de puro prazer por isso acho esse título tenso. Mas ele é bem objetivo e gosto de colocar como dívida, porque devo, não nego, mas pago quando puder. E acho que a literatura entende.

Eu não me sinto obrigada a ler absolutamente nada nessa vida. Não trabalho com literatura. Não sou crítica literária. Leio porque descobri que livros são terapêuticos pra mim. Me fazem bem, me fazem companhia. E leio de tudo: de autoajuda até terror. A história só precisa me interessar. Por isso minha estante tem de tudo um pouco e, mesmo assim, eu não sou a devoradora de livros. Não leio 10 por mês mas também não tenho nada com quem lê. Cada um faz o que quiser e vida que segue.

Comecei a ser uma leitora assídua por volta de 2012. Foi mais ou menos por aí que inclui como hábito diário ler algumas páginas de um livro e sempre carregar um na bolsa. De lá pra cá um mundo maravilhoso nasceu pra mim. Conheci as pessoas dos livros, principalmente graças à internet, comecei a ter minha biblioteca pessoal e, claro, minha lista de leituras aumentou e ainda continuar a crescer loucamente. E tem aquelas obras que eu acho que preciso ler porque vão acrescentar algo na minha vida, ou apenas por curiosidade, ou por gostar muito do gênero. Hoje, amanhã, daqui a 10 anos… Não importa. Quero ler, mas não tenho pressa. Sei que a hora daquela leitura vai chegar. Abaixo compartilho alguns desses livros dívidas e se você já leu algum e gostou muito, me convença a começar a leitura agora mesmo!

Dona flor e seus dois maridos; Trilogia Millennium; Grande Sertão: Veredas; Série Harry Potter; Cem anos de Solidão; Crime e Castigo; Todos os livros da Agatha Christie; Todos os livros com Sherlock Holmes; Anna Kariênina (já comecei); David Copperfield; Os Miseráveis (já comecei); Americanah (já comecei); O Pintassilgo (já comecei); O Conde de Monte Cristo; Os Três Mosqueteiros; Biografia da Frida; Biografia da Pagu; Biografia da Clarice Lispector; Sandman; Os Maias.

 

BEDA2016

Você pode gostar também de

Comentários 12

  • DENY

    5 de agosto de 2016

    Responder

    Meu Deus, que lista maravilhosa!!! Também acho que não sou obrigada a nada, mas por amar ler, acho que tem algumas obras que serei mais feliz lendo, sabe?
    Mas também acho que cada livro tem um momento certo e que esse momento tem que acontecer!
    Dos livros das suas ‘dividas’ eu já li alguns e acho fantásticos e necessários para minha vida. Sem duvidas eles estão em mim e me fizeram uma pessoa melhor. E tem uns ai que eu quero ler também e tem outros que eu penso, ah nem quero hahaha

    • Jeniffer Geraldine

      6 de agosto de 2016

      Responder

      Concordo total com você!
      Quais são os livros? 😀

      • DENY

        9 de agosto de 2016

        Responder

        Então…

        Livros que já li e alguns comentários !!!
        Trilogia Millennium (Lisbeth é a melhor heroína da atualidade e a mais louca também).
        Grande Sertão: Veredas (o livro mais incrível fantástico maravilhoso foda que já li na vida)
        Série Harry Potter (muito amor!!!!) ; Cem anos de Solidão(aff, fantástico) ; Crime e Castigo (um soco no estômago, eu surtei junto com o Raskol); Anna Kariênina (demais… fui viver na Rússia do século XIX)
        Americanah é massa, mas não é meu predileto da Chimamanda (meu predileto é Hibisco Roxo e ainda preciso ler Meio Sol Amarelo, que dizem ser o melhor dela)
        O Pintassilgo (Theo Decker é fantástico, queria ser amiga dele, mas também daria umas porradas nele. Mas o livro poderia ter 200 páginas a menos rs)
        Agatha Christie e Sherlock Holmes já li vários e continuo achando delicioso.
        Preciso e lerei esse ano ainda:
        Dona flor e seus dois maridos (estou lendo meu segundo Jorge e AMANDO); David Copperfield (estou na metade) Biografia da Frida (em andamento, Frida é musa mor); Os Maias (Eça é meu português predileto, depois que vem Saramago).
        Ainda não sei se opinar: Biografia da Pagu; Biografia da Clarice Lispector; Sandman;
        Tenho preguiça: Os Miseráveis e O Conde de Monte Cristo

        • Jeniffer Geraldine

          9 de agosto de 2016

          Responder

          Eta comentário lindo!
          Dei risada das preguiças. Os Miseráveis eu já estou lendo mas parei e tem um tempo que não peguei de volta. Estava curtindo porém rola uma preguiça em várias partes hahah
          Quero muito ler ainda esse ano Crime e Castigo. Finalizar Americanah e Os Miseráveis. E começar os projetos Lendo Sherlock e Lendo Agatha.
          Beijosss

  • Nicas

    5 de agosto de 2016

    Responder

    Sandman é divida minha também.
    Assassinato no Expresso do Oriente eu fiz a besteira de ver o filme e aí não vai ter a mesma graça pra mim, me arrependo demais! Mas se você gostar da Agatha, embarga Morte na Mesopotâmia, é um dos meus preferidos e tem o Poirot também. 😉

    Americanah precisa ter paci~encia. Eu odiei essa protagonista como odiei poucos seres humanos nessa vida 9e eu sou bem fácil de pegar birra). Mas é um livro muito maravilhoso porque discute muitas coisas que a gente só costuma ler em forma de textão, mas aqui está tudo colocado em um contexto que torna a coisa mais real.

    E miga, miiiiga, mIGa: TEM QUE LER HARRY POTTER!
    O começo é difícil porque você não faz idéia do que tá rolando e parece chato e parece longo, mas fé, fé que vai, depois que voc~e engrna só vai parar quando terminar o sétimo. Melhor livro. Melhor série. Melhor tudo.

    • Jeniffer Geraldine

      6 de agosto de 2016

      Responder

      Tb não me apaixonei pela protagonista mas o livro é bem bom.
      HAHAHA preciso ler Harry Potter mesmo. Eu vi os filmes então sei mais ou menos o que pode rolar mas quero ler os livros.

  • Mareska

    5 de agosto de 2016

    Responder

    Eu encaro as minhas dívidas literárias como coisas que eu realmente quero ler, mas por algum motivo acabo deixando pra depois, e esse depois nunca chega,

    • Jeniffer Geraldine

      6 de agosto de 2016

      Responder

      hahaha
      aqui também é nesse nível 😀

  • Vy

    5 de agosto de 2016

    Responder

    Ler é muito bom, principalmente quando não há a obrigação! Alguns desses também estão na minha lista mental. Mas antes preciso acabar com a lista real, aquela que me espera empoeirando nas prateleiras, haha!

    • Jeniffer Geraldine

      6 de agosto de 2016

      Responder

      Ih, essa lista real é tensa por aqui também rs

  • Na Calzado

    7 de agosto de 2016

    Responder

    Anna Karenina e Grande sertão são meus preferidos da vida! Anna K por ter me puxado de volta pro mundo dos livros, por ter tantas discussões incríveis e por me deixar toda boba com o Tolstoi. Grande sertão é impossível de explicar. A leitura não é das mais faceis, mas ajuda demais ler em voz alta, pelo menos ate pegar o jeito e se acostumar com a linguagem. Mas a história é maravilhosa e deixa a gente todo bobo e orgulhoso. Nãovejo como traduzir esse livro pra outro idioma sem tirar toda a magia. E alem de fazer a gente se apaixonar pela nossa lingua, faz a gente se apaixonar mais ainda pela nossa cultura, pelas crenças do nosso povo… ai é maravilhoso!

    Cem anos de solidão tb é dos melhores que já li, tb marcou demais a epoca que li e tem tantos personagens maravilhosos que acho difícil vc não gostar.

    Nem vou falar nada sobre os miseráveis por motivos de demorei tanto pra terminaar, maxs valeu cada segundo e eu sai apaixonada.

    David cooperfild, Os Maias e Crime e castigo tb estão na minha lista de preciso mto ler

    • Jeniffer Geraldine

      8 de agosto de 2016

      Responder

      Que comentário maravilhoso. Fiquei com vontade de me organizar e me esforçar um pouco mais pra diminuir essa lista de dívidas.
      Obrigada pelas dicas, Na.
      Bjs <3

Deixe uma resposta