Música

7 álbuns de músicas brasileiras contemporâneas para ouvir ainda hoje

Eu levanto a bandeira do Leia Brasileiros e vou passar a levantar a Ouça Brasileiros. Às vezes acho que não damos o devido valor às músicas brasileiras. Em tempos de Spotify e YouTube fica até mais fácil conhecer e valorizar artistas brasileiros contemporâneos. E nos últimos anos conheci muitos bons artistas por causa da internet e indicações de amigos.

Joanne | Lady Gaga

Stefani Joanne Angelina Germanotta, mais conhecida como Lady Gaga, lançou em outubro de 2016 seu novo álbum Joanne. Em uma produção mais intimista e reflexiva, Gaga faz uma homenagem à sua tia Joanne, que faleceu vítima do lúpus, em 1974, e deixa de lado todas as máscaras, figurinos chamativos e superproduções.

O álbum autobiográfico não tem apenas pop, mas uma mistura de gêneros que mostra o poder artístico e musical da cantora. Gaga traz para Joanne rock, country, funk, dance e até uma baladinha romântica que já conquistou o meu coração, Million Reasons.

As musas da música brasileira

Sempre gostei de um drama e de músicas românticas. E cresci ouvindo mulheres que considero poetas da música dramática brasileira (risos). Eu simplesmente adorava as melhores da tarde na rádio FM de Alagoinhas (cidade que nasci) e tinha uma música que sempre tocava, Um dia de domingo, na voz de Gal Costa. Naquele tempo, o rádio ainda era de fita cassete e eu sabia gravar! Uma vez gravei e daí já sabe, cantava loucamente no meio da sala me achando a própria Gal Costa. A canção não é de autoria da Gal, mas sim de Michael Sullivan e Paulo Massadas. E tem uma versão de Gal com Tim Maia. Só que pra mim era música da Gal que tocava no rádio lá de casa. Ê loucura! Ô tempo bom!

Músicas brasileiras contemporâneas sobre amores etc

1.Terapia (BaianaSystem) / 2. Passarinhos (Emicida e Vanessa da Mata) / 3. Alma Sebosa (Johnny Hooker) / 4. Impossível acreditar que perdi você (Mariene de Castro) / 5. Zero (Liniker e os Caramelows) / 6. O que falta em você sou eu (Marília Mendonça) / 7. Amei te ver (Tiago Iorc) / 8. Desperdiçou (Sandy) / 9. Meu papo é reto (Monique Kessous e Ney Matogrosso) / 10. Felicidade (Marcelo Jeneci)

Entretenimento para aquecer o coração

Às vezes preciso de uma leitura simples. Algo que não me tire o pouco de energia que resta após uma semana de trabalho+tretas da vida+Brasil. Um livro para ser lido enrolada nas cobertas tomando um café. Uma história que me deixe com um sorriso no canto da boca e a certeza de que, pelo menos naquelas páginas, tudo vai dar certo. Essa minha necessidade de entretenimento afago no coração não fica apenas na literatura, mas também no cinema com os filmes de comédia romântica e dramédia, e na música com aquela MPB maravilhosa no maior estilo “melhores da tarde” do rádio.

The Paper Kites

Não entendo quem consegue viver sem música. Você consegue? Espero que não. A vida precisa ter uma trilha sonora. Tudo com som tem mais sentido. Chegar em casa, depois de um dia cansativo e com muita dor nas pernas (eu!), deitar no sofá pra ler um livro e ouvir o álbum da sua banda preferida – não tem preço. Faço isso quase sempre e levo música até pro banho. Canto sim. Porque já dizem por aí, quem canta seus males espanta.

#YearInMusic Johnny Hooker, Sam Smith, Wesley Safadão e Ed Sheeran

O Spotify, meu aplicativo favorito para ouvir música e descobrir novos artistas, criou uma retrospectiva musical muito massa. Dá pra gente saber qual foi  a primeira música que ouvimos em 2015 até o que mais escutamos em cada estação.

– Comecei meu ano ao som de Sam Smith (nossa, que bad rs)

spotify20151

– O artista mais escutado foi o maravilhoso Johnny Hooker. Mas vejam que Wesley Safadão está em duas posições. #VaiSafadão

spotify20152

– 301 streams do álbum “Eu vou fazer uma macumba pra te amarrar, maldito!”, do Johnny Hooker. Não sei o que dizer, só sentir.

spotify20153

Em segundo lugar ficou o álbum The very best of, dos Backstreet Boys. Amo d+! Dá pra matar as saudades dessa boy band maravilhosa.

– Cara, que bad foi essa? Música mais ouvida – Stay with me. Isso mostra meu gostinho por música e qualquer coisa dramática. Porque nem sofrendo por amor eu estava. hehehe

spotify20154

A terceira música mais ouvida é de uma banda de Salvador bem bacana, BaianaSystem.

– No total, eu ouvi 18 mil minutos de música. 292 horas. 12 dias. Ouvi 342 artistas  e 766 músicas diferentes.

Johnny Hooker apareceu em todas! Quando descobri esse artista pernambucano fiquei muito feliz e não parei de ouvir um minuto, além de indicar para todos os amigos. A qualidade é inegável e Johnny merece todo sucesso do mundo. Se você ainda não conhece, dá o play aí embaixo!

Algo que adoro no Spotify é a infinidade de playlist. Tem para todos os momentos e gostos. As que mais gostei este ano foram: Seleção MPB, Sense8 Soundtrack e Na era do k7. E gosto de duas para ouvir enquanto leio: Superior Study Playlist e Pop virou clássico (essa é muito boa). E, claro, tem a minha com algumas músicas que adoro – Pasárgada musical.

Ed Sheeran, Sia, Florence and The Machine, Backstreet Boys, Wesley Safadão, Johnny Hooker, Zeca Baleiro fizeram meu ano musical. E vocês, o que ouviram de bom em 2015?

Navigate