Acredito que a primeira referência que me vem na mente em relação à Fernanda Torres é a série “Os Normais”. Sempre a considerei uma grande artista e quando soube da sua estreia na literatura, não duvidei da capacidade e fiquei bastante curiosa. Fernanda é carioca, atriz, roteirista e agora, oficialmente, escritora.
Fim, romance de estreia de Fernanda e publicado pela Companhia das Letras, conta os últimos dias de vida de cinco amigos cariocas: Álvaro (o solitário), Sílvio (o fanfarrão), Ribeiro (o garotão), Neto (o careta) e Ciro (o Don Juan). Cada carioca tem seu capítulo e assim acompanhamos as lembranças, frustrações, encontros, alegrias e loucuras de suas vidas até o derradeiro suspiro. Há narração em primeira e terceira pessoa.
O livro vai além do tema morte, trata de sua aceitação. A autora também mostra alguns dos limites encontrados na velhice dentro do universo masculino. Além dos cinco amigos encontramos mulheres – amigas, amantes, companheiras – e um padre que vive uma crise de identidade profissional e é responsável por celebrar o adeus deles.
Eram homens maduros e desesperados. Viviam o apogeu do macho e o pressentimento da inevitável queda.
Fim é muito bem escrito. Tem verdades, humor e também um pouco de poesia. Fernanda Torres fez de Fim, um belo começo.
Pingback: Dos clássicos aos contemporâneos - Subindo no Telhado