Sobre janelas e desacelerar

A cultura da aceleração nos coloca no modo padrão que é o automático. A gente só diz sim e segue o bonde. Se não fizermos isso entramos em outro bonde, o dos perdedores, aqueles que estão perdendo alguma coisa – ótimas oportunidades de negócios, ótimas oportunidades de contatos, as super novidades do momento. 

Um dia, numa tentativa criativa de fazer um perfil sobre mim, escrevi: a vida é uma janela aberta onde eu gosto de ver o tempo passar sem pressa. Eu leio essa frase e penso naquelas cidades do interior, que a gente encontra quando viaja de carro, e sempre há alguém na janela observando a vida passar (eu imagino). Numa dessas viagens, encontrei um cachorro fazendo isso. E outro dia assistindo um filme sobre a vida e obra da artista Maudie Lewis, havia uma cena em que ela dizia: “Eu amo uma janela. Um pássaro passando. Uma abelha. Sempre é diferente. A plenitude da vida já enquadrada. Bem ali”.

Hoje as janelas são telas coloridas e interativas. E sei também que muitas das nossas janelas em casa dão para prédios gigantes ou para a vida do vizinho. Quase nada supera uma janela à moda antiga. Exceto se começarmos a abrir outras janelas no nosso dia. Em vez de o celular em uma rede social com discursos de ódio, fofoca e discussões sem fim, um livro. Em vez de o noticiário que desespera, uma música de Caetano. Em vez de checar o e-mail a cada instante, tomar sol e se exercitar.

O ritmo acelerado só nos traz a sensação de que o tempo passa rápido demais e a gente nunca está fazendo o que deveríamos fazer. Assim como a gente apenas realiza coisas, mas não experiencia. É diferente. Realizar é apenas fazer o que tem que ser feito para atingir uma meta e riscar um item na lista de afazeres. Experienciar é realizar com consciência do fazer. É mais intenso e vívido. É a tal da arte do viver.

Tente achar uma janela hoje e sente para ver a vida passar sem pressa.

Espalhe por aí:

Deixe um comentário:

9 comentários em “Sobre janelas e desacelerar

  1. talvez a ironia das janelas entre gerações tempo-espaço seja que na minha janela de hoje, a vista que me permiti apreciar é a dos blogs que acompanho (como o seu ♥) cada dia-momento uma vista diferente na janela. vamo que vamo equilibrando janelinhas!

  2. Observar a natureza pode trazer cura e conforto. A vida deixa a gente tão no acelerado, que a gente acaba perdendo as coisas boas dela. Que vejamos janelas e a natureza, nossa saúde agradece.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

  3. verdade demais, já achei minhas janelas, meus cantinhos, meus refúgios, também caminho sem pressa

    grande abraço!

  4. Em vez de manter aberta a janela do twitter cheia de gritos desesperados sobre o absurdo queé existir nesse momento, abri a janela do seu post e poxa, que bom que fiz isso. <3

  5. Deixei esse texto no meu e-mail pra revisitar sempre, me fez refletir sobre minha rotina e o quanto me cobro quando desacelero, o quanto não tenho ainda apreciado algumas coisas. Obrigada por tua sensibilidade ao escrever, e por conseguir me trazer a tona muita coisa que preciso mudar pra apreciar melhor as janelas, as vistas, as coisas bonitas que o dia a dia nos concede. ✨