Todo mês abro uma caixinha de perguntas no Instagram para que você possa me mandar uma pergunta/ curiosidade sobre vida e cultura. Antes eu estava respondendo todas as perguntas de uma vez só. Mas agora resolvi escolher algumas para responder com calma e assim poder fazer conteúdos focados.
A primeira pergunta é bem interessante.:
“Como consegue gerenciar app de organização e papel. Como não confundir onde está o quê?” (Luiza Peixoto)
Existem 5 tipos de informações que eu organizo:
- COMPROMISSOS COM DATA E HORA MARCADAS
- LEMBRETES PARA O DIA – atividades específicas do dia
- TAREFAS A FAZER – tudo que preciso fazer
- PROJETOS EM ANDAMENTO E CONCLUÍDOS
- REFERÊNCIAS – arquivos, anotações, artigos, etc.
Todas essas informações estão no digital, em duas ferramentas principais: Google Agenda e Evernote. Apenas! Essas ferramentas ficam abertas ao longo do dia. E estão disponíveis em todos os meus dispositivos.
- Google agenda: compromissos com data e hora marcadas; lembretes para o dia.
- Evernote: Tarefas; projetos; referências.
No papel, eu tenho 4 ferramentas de apoio à minha organização:
- Caixa de entrada
- Caderno de apoio à rotina
- Planner/ calendário
- Commonplace book
O papel é o apoio ao meu sistema de organização. Eu não dependo do papel, ou de carregar esses cadernos para outros lugares. Vou falar de cada um:
- Caixa de entrada
Um bloco de anotações para anotar todas as informações novas que chegam para mim nos momentos que estou focada em outras atividades.
- Caderno de apoio à rotina
No meu Evernote tenho listado todos os meus projetos e suas respectivas tarefas/ações. Assim como também tenho tarefas de determinados contextos da vida. Como exemplo: CASA – reorganizar a minha estante de livros. A cada planejamento mensal/semanal, eu consulto o meu Evernote e faço uma seleção do que farei no mês corrente. Essa seleção eu coloco no meu caderno de apoio à rotina. O Evernote atua como um banco de tarefas. O caderno de apoio à rotina é o meu foco para o mês/ semana/ dia. Se por acaso, eu esqueça meu caderno ou viaje e não o leve, não tem problema nenhum. As minhas informações importantes estão todas no Evernote e no Google Agenda.
>> Saiba mais sobre o caderno de apoio à rotina
- Planner/ calendário
O planner é uma ferramenta que eu uso bastante para planejamento. Antes de incluir as informações fechadas no digital, eu gosto bastante de rabiscar no papel. O papel me ajuda bastante a organizar as ideias. Eu sempre digo que por aqui tudo começa com uma folha de papel. E é isso mesmo! Depois que eu risco e rabisco bastante para organizar as minhas ideias, eu vou para o digital colocá-las em seus devidos lugares. Porque o digital me traz praticidade para acessar as informações a qualquer hora e em qualquer lugar.
- Commonplace book
Esta ferramenta não é necessariamente uma ferramenta de organização e planejamento. Ela é mais para registros e escrita de referências. Mas estou falando sobre ela aqui porque mesmo utilizando um caderno para anotações de cursos, aulas, leituras, etc, eu mantenho a rotina de escanear as anotações mais importantes e arquivar no Evernote. Assim, mais uma vez, tenho a praticidade para acessar as informações a qualquer hora e em qualquer lugar
É muito importante conhecer métodos de organização e produtividade. Aqui as minhas bases são: Vida Organizada, GTD e Bullet Journal. Conheço os métodos, aplico o que funciona para mim, e personalizo as minhas ferramentas (papel ou digital).
Eu prefiro manter as informações importantes no digital porque gosto da praticidade de alterar sem rasurar e de poder ir para qualquer canto com elas no bolso. O papel é um queridinho. Amo canetas e cadernos, mas eu entendi que ele me ajuda muito mais a organizar a mente do que a manter as informações importantes. O papel aqui é um ponto de partida (alô, caixa de entrada). O digital guia todo o resto.
Jeniffer, pode me ajudar a esclarecer o pq , tipo , vc deu as dicas mas eu ainda fico (??????????) ” Do quê se trata .. como aplico na minha vida … “
Oie! Talvez seja muita informação para quem está tentando começar a se organizar. Se for seu caso, sugiro começar com uma agenda para organizar os seus compromissos.
Pingback: Organização para 2023 - Jeniffer Geraldine - blog