Faço parte de um grupo sobre vida com papel. E foi lá que surgiu a ideia de celebrar/espalhar nosso amor por papel através de uma TAG Papelística. As perguntas foram criadas por Camile. Alê e Marina já responderam. Minhas respostas estão logo abaixo!
1. Quando começou sua paixão por papelaria?
Desde pequena gosto de papel, caneta, diários. Sou do tempo que colecionava revistas e colava pôster de artistas na porta do guarda-roupa.

2. Sem mentir, qual foi a sua compra mais recente de papelaria?
A agenda diária 2026 e um caderno criativo argolado – todos da marca Cícero.
3. Qual o seu caderno mais antigo?
Acredito que seja um caderno de 2013 que usava no estilo commonplace book. Infelizmente, não tenho foto dele comigo porque está em outra cidade. Mas é um caderno que, hoje, com certeza não compraria. Tem uma capa com uma boneca (?). Não faço ideia de como foi parar em minha mão.
4. Mostre algo que você comprou por impulso e se arrependeu.
O planner semanal da MegMeg (RIP). Lindo e com um preço alto que se justificou pela qualidade. Mas não deu certo por aqui porque era com layout semanal horizontal.

5. Qual foi a compra mais barata e que te surpreendeu por ser muito útil?
Caderno brocuhão – Tilibra, Jandaia, qualquer marca. Esse caderno me ajudou demais a voltar a ter foco, atenção, durante o início dos estudos para o doutorado. Precisava de algo simples que me colocasse com atenção apenas na leitura e escrita. Pronto! Funcionou demais! E agora coleciono alguns e esse formato virou um dos meus cadernos favoritos da vida. Me lembra muito uma caderneta (que amo e uso bastante), mas em um tamanho maior (mais espaço para escrever).

6. Qual caderno que tem uma importância sentimental e que você nunca jogaria fora?
Todos os meus commonplace books – meus cadernos de estudos, referências, escritos.

7. Mostre um caderno que você não usa por pena (ou que teve pena por muito tempo e depois passou a usar)
Eu uso tudo, gente! Tenho isso não. Inclusive, compro, uso logo. Depois paro de usar. E, então, pego depois e dou outro propósito. 😀
8. Sem mentir, quantas vezes você já mudou de planner/agenda em 2025?
Durante todo 2025, usei um planner argolado tamanho personal. Por ser argolado, deu para mudar a configuração. Mas só mudei três vezes. De modo geral, fui adaptando com as mudanças na rotina. A última mudança foi no final de setembro. Transformei o argolado em uma agenda diária – um dia por página.
9. Você vai começar uma graduação hoje. Pense rápido: caderno ou fichário?
Eu ia usar o caderno argolado da Cícero ou um brochurão. Mas pensando no tempo (mais ou menos 4 anos), o caderno argolado da Cícero. 🙂

10. Se você tivesse que escolher apenas uma caneta para usar o resto da sua vida, qual seria? Só pode escolher uma.
Caneta Esferográfica Trio Bp da CIS para a escrita de longa duração (resumos, fichamentos, etc.). Gosto porque ela tem o corpo mais encorpado e é ponta agulha (minha ponta preferida).

Você também é da turma da vida com papel? Sim?! Então fica o convite para responder a tag. Se fizer, volte aqui para me dizer. Vou adorar conferir suas respostas! 😉


Nossa! Vc me fez lembrar de algo que eu havia esquecido. Meu quarto era todo forrado de posters de Bon Jovi. Quando saí de casa, catei eles e guardei para o dia que eu tiver um cômodo da casa só para mim. Pretendo, ainda, pendurar alguns.
Que tudo!
Que tag maneira! Também sou apaixonada, quando eu era criança minha mãe dizia que quando eu crescesse ela tinha certeza que eu ia abrir uma papelaria kkk. Deu vontade de responder também!
Hahaha Minha mãe também já me falou isso!
Responde! Vou adorar ver suas respostas.