Processo de criação de textos sobre filmes e séries

Eu compartilho opiniões sobre filmes e séries na internet desde 2015. E nos últimos dias observei que meu processo de criação dos textos não mudou muito.

Sempre começo assistindo o filme/série. Gosto de assistir na vibe cinema mesmo, no escuro, comendo e bebendo alguma coisinha. Só que pelo menos eu posso ir ao banheiro sem perder nada, já que controlo o pause.

Enquanto assisto, faço anotações. São notas rápidas com falas das personagens, temas discutidos através da narrativa, minhas percepções imediatas sobre o que estou vendo.

Eu já fiz muitas anotações usando papel mas o meu companheiro de sofá é o Evernote. Tenho um caderno chamado “notas sobre livros, filmes e séries”. Nas anotações eu também costumo colocar insights sobre como iniciar ou finalizar o texto.

Depois que vejo o filme/série, gosto de ler os comentários de outras pessoas. Uso há anos a rede social Filmow justamente porque, muitas das vezes, são opiniões  de pessoas que não são críticas de cinema e TV. O meu interesse é no comentário de fã, na mensagem que a pessoa tirou ao ver um filme/série.

Mas também leio algumas críticas em sites especializados para saber o que eles estão dizendo e entrevistas com diretor, roteirista, atriz – geralmente é com alguém que me chamou atenção no filme.

Escrevo o texto no Google Docs. A ferramenta me ajuda com revisão. E gosto de ter noção de número de parágrafos, de linhas, quantidade de páginas. Escrevo, leio, edito, releio, complemento, releio. Ah, às vezes, revejo alguma cena do filme/série também. E deixo o texto nos moldes da escrita para web.

Antes de ir para o WordPress, pesquiso por imagens para compor a publicação. Tenho o cuidado de observar os direitos autorais (quase sempre difíceis de achar).

Por último, vou lá no WordPress. Colo todo o texto. E vou incluir categorias, tags, renomear as imagens, criar hiperlinks. Revisar mais uma vez…

Ufa! Depois disso tudo o texto está no ar!

Espalhe por aí:

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *