Faz tempo que não compartilho meu sistema de organização por aqui. E muitas mudanças aconteceram. A maior de todas é que diminui bastante a quantidade de ferramentas digitais. Precisei trazer mais do analógico para a rotina para que me ajudasse com foco, atenção e retenção de informação-conhecimento. A fricção do papel oferece uma materialidade que o digital não consegue. Percebo mais intenção e presença, principalmente, para minha mente que é bastante dinâmica. Ajudou muito e agora tenho um sistema híbrido mais equilibrado e simplificado.
Para 2026, resolvi utilizar cadernos dedicados, ou seja, cadernos temáticos. E todos no tamanho A5. Eu estou, definitivamente, na minha “era A5”. Cadernos dedicados, ou temáticos, me trazem clareza contextual. Quando pego o Caderno de Tese, minha mente entra em um espaço específico. Quando pego o Caderno Cult, a qualidade da atenção muda. É mais sobre descoberta e não processamento. Isso é importante para a minha mente dinâmica e com múltiplos interesses que se conectam, mas que possuem suas particularidades e, aqui na minha rotina, objetivos diferentes.
A seguir vou compartilhar as ferramentas que utilizo atualmente divididas em quatro categorias: gestão da vida prática; gestão de conhecimento; memória; e arquivo.
Gestão da vida prática
Agenda diária: planejamentos anual, mensal, semanal e diário no formato de lista e agendamentos datados.
Google Agenda: todos os compromissos externos e internos com data específica; lembretes com data específica (exemplo: contas a pagar).
Apple Notas: caixa de entrada digital; qualquer lista que precise fazer como “coisas para fazer na rua em data específica” e Wishlist.
Planilha financeira no Excel: contas a pagar; registro de compras do mês.
Caderno Risque e Rabisque: um caderno de desenho com folha lisa para ficar em cima da mesa de trabalho e anotar qualquer coisa.


Gestão de conhecimento
Word: fichamentos de conteúdo; sumarização de leituras; escrita de artigos, crônicas, roteiros, blogpost; planejamento de projetos acadêmicos.
Planilha de leituras acadêmicas no Excel: todos os livros técnicos e artigos acadêmicos lidos.
Bloco de Ideias: anotar ideias; notas de eventos e reuniões.
Caderno Cult: notas dos projetos de leitura, filmes, séries, músicas, revistas, jornais e conteúdos da internet.
Caderno da Tese: mapas conceituais, insights da pesquisa, resumos.
Caderno das Letras: notas de estudos do curso de Letras/Português.
Caderno de estudos da Professora: notas dos estudos de atualização da minha prática como docente.





Memória
Diário de 7 anos: está comigo desde 2022.
Caderno de autoconhecimento: notas e colagens sobre aprendizados e decisões pessoais. Está comigo desde 2025.
Memórias 2026: uma agenda diária para escrever e colar fotos sobre os dias do ano.
Caderno de Terapia: escrita matinal e escrita terapêutica (para as sessões de terapia com a PSI).


Arquivo
OneDrive: backup de fotografias; arquivos e referências dos projetos criativos e intelectuais.
GoogleDrive: arquivos do trabalho como professora.
Fichários A4: arquivos de artigos lidos e outros papéis.
| Produtos mencionados no post: Agenda Diária da Cícero Diário de 7 anos Observações: Comprei os outros cadernos em lojas da minha cidade. Esqueci de tirar foto do caderno de autoconhecimento, mas ele é esse aqui. |
Este post faz parte do projeto de conteúdo – Cadernos Compartilhados. Confira as publicações de todas as pessoas participantes clicando aqui! E participe também!
E, você, como pretende se organizar em 2026?
Alguma dúvida ou curiosidade? Deixe um comentário!


OI Jennifer! Adorei sua organização pessoal e profissional, alguma eu também utilizo na minha organização. Outras vou ver como indicação, obrigada. A respeito de sua planilha de leituras acadêmicas no excel, você tem algum tópico aqui no blog sobre o assunto? Bjs!
Oie, Naligia! Obrigada pela visita! Ainda não tenho uma publicação sobre a planilha de leituras acadêmicas. Mas já anotei a sugestão. Farei em breve.
Um abraço.