Treinamento MIND – Redução do Stress com a prática de Meditação

No dia 17 de julho, participei do treinamento MIND – Redução do Estresse através da meditação, da Call Daniel (@gtd.brasil), ministrado pelo Daniel Burd.

Foi uma experiência maravilhosa em que conheci um pouco mais sobre meditação, na teoria e na prática. Além de poder encontrar outras pessoas que já praticam ou querem praticar a meditação. Foram 4h motivadoras.

Mas o treinamento não acabou no sábado. Seguimos por 4 semanas um plano proposto pelo Daniel para nos ajudar a implementar o hábito da meditação na rotina.

Como parte do plano, toda sexta tínhamos que entrar em contato com o nosso buddy para compartilhar a experiência. O meu buddy foi um rapaz de São Paulo. A seguir vou deixar registrado aqui no blog as mensagens que enviei para ele ao longo das 4 semanas.

SEMANA 1

“Oie! Como está?
Como foi a semana 1 MIND?

Por aqui eu precisei lutar contra o sono nos primeiros dias. Eu estou acordando às 6h pq tenho atividade às 7h30.

Mas segui com a proposta de fazer assim que acordar para não deixar o hábito ser atropelado pelas demandas.

Fiz usando o Timer do App @insighttimerbr e gostei da experiência. Mas apesar de “lutar” contra o sono, tive a sensação de que 2 minutos passam rápidos demais. 😄

Além de colocar uma música de fundo (into The Wild), segui com a proposta de contagem de respiração e no meio da semana mudei para a oração “eu entrego, eu confio, eu aceito, eu agradeço”.

Depois me conta como foi por aí!
Bjs e bom finde!”

SEMANA 2

Oie! Como está?

Passando para compartilhar minha experiência MIND da semana 2.
É… eu decidi não brigar com o sono. E agora em vez de meditar ao acordar, medito após o café da manhã. Tá dando certo!
O tempo de 4 minutos foi tranquilo por aqui. O que aconteceu foi que eu enjoei da musiquinha do Insight Timer. Resolvi escolher uma música do álbum Inner World, do Dalai Lama. A “Courage” tem 4 min e alguns segundos. Encaixou tranquilo.
Tive uma experiência interessante. Precisei viajar de carro cedo hoje. E pensei, pq não fazer meditação no carro? Já que não estava dirigindo rs. Tentei e o que aconteceu foi que a mente logo foi para uma questão que estou começando a enfrentar: a direção. Tenho carteira de motorista e não dirijo. Há medos, bloqueios. Já é uma questão da terapia. Acabei me emocionando durante a meditação por conta disso. E aconteceu de sentir um certo alívio e confiança qdo finalizei. Acho que a música ajudou também.
É isso. Espero que esteja tudo bem com vc. E me conta como foi por aí!
Bjão

SEMANA 3

Oie! Como está? Cheguei com meu textão hahahah 😄
Eu mudei o horário de meditação durante a semana. Comecei a fazer por volta das 15h. Geralmente é o horário que volto para o trabalho. Gostei da experiência. Eu já tinha o hábito de tomar chá essa hora. Então ficou o momento do chá e meditação. Hahahah Ainda farei hoje.
Eu escolhi fazer meditações guiadas. Mas aquelas com mensagens/ orações. Acho que para mim funcionou porque me concentrava na mensagem, na narrativa, e não tanto nos 7 minutos.
Eu gosto muito das meditações guiadas da Raissa Zoccal, no YouTube é Yoga Mudra.
Não fiz meditação na segunda. Assim de parar e fazer e seguir os 7 minutos. Meu dia foi uma loucura. E quando parei já foi para dormir. Cansada. Mas algo que o Daniel falou no grupo até me fez repensar. Segunda foi o dia que eu mais busquei fazer respirações conscientes. Então vou considerar meditação também rs
Depois me conta como está por aí! Abraços!

SEMANA 4

Oie! Como está? Hoje estou de folga. Então nem segui a risca o horário da mensagem hahahah
A última semana MIND foi tranquila. Depois da mensagem de Daniel, não fiquei tão preocupada em cumprir os 10 minutos.
Escolhi organizar um caderno no Evernote com as minhas meditações guiadas preferidas. Cada dia, abria e escolhia alguma para fazer. Funcionou bem. O horário também não foi fixo. Às vezes fazia antes de voltar ao trabalho de tarde e outros dias consegui fazer de manhã cedinho.
Gostei muito da experiência! O treinamento ajudou bastante. Principalmente em criar a identidade de meditadora, independente do horário, tempo, forma.
Depois me conta como foi por aí! Bjs e bom finde!

Espalhe por aí:

2 Comments

  1. Eu comecei a meditar durante a pandemia, pra lidar com as crises de ansiedade que voltaram com tudo durante a covid, escolhi o horário antes de dormir, sei que não é muito recomendado mas acho bom porque relaxo antes de pegar no sono e até durmo melhor. Eu faço com o audio do livro mindfulness. Ainda estou começando, tenho muitas dificuldades, mas quero continuar pois me senti bem melhor.

    1. Jeniffer Geraldine

      22/09/2021 at 19:14

      Eu acho uma boa prática antes de dormir. Já fiz bastante! Gostei da ideia do audio do livro. Vou pesquisar. boa prática para vc! bjão

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *