Para começar a falar sobre detetives é importante mencionar o escritor, poeta e crítico literário Edgar Allan Poe, considerado o criador do gênero ficção policial. Em 1841, Poe escreveu o conto “Os assassinatos na Rua Morgue”, em que conhecemos o primeiro detetive da ficção, C. Auguste Dupin. Além desse conto, Dupin aparece em apenas mais 2: “Mistério de Marie Rogêt” e “A carta roubada”.
Depois de Dupin muitos outros detetives surgiram em livros, filmes, séries e quadrinhos pelo mundo inteiro. O mais famoso deles, Sherlock Holmes, foi criado pelo médico Sir Arthur Conan Doyle. Sir Arthur formou-se em medicina em 1885 e praticou o ofício até 1891. Também em 1885 começou sua carreira de escritor e dois anos depois, em 1887, publicou na revista Beeton’s Christmas Annual o Um estudo em vermelho, o primeiro romance com o detetive Sherlock Holmes e seu parceiro, Dr. Watson.
Ah! Então é um mistério?” exclamei, esfregando as mãos. “Isto é muito estimulante. Sou-lhe muito grato por nos aproximar. ‘O estudo próprio para a humanidade é o homem’, você sabe. – pag 22
Um detetive super recente é Cormoran Strike, personagem da nova série de livros da escritora J. K. Rowling. O primeiro livro com o detetive, O chamado do cuco, foi publicado em 2013 e a autora usou o pseudônimo Robert Galbraith.
É o detetive que nos guia para solução de um mistério. Sem ele, e quase sempre um parceiro (a), o crime não é solucionado e o suspense não tem fim. Dupin, Sherlock e Cormoran são alguns dos vários e super-heróis detetives que existem na ficção. Os jornalistas Ana Paula Laux e Rogério Christofoletti publicaram em 2014 o Os maiores detetives do mundo, uma enciclopédia com 60 detetives. É com esse e-book que iniciamos a edição nº 5 do SNT, a primeira de muitas sobre o gênero ficção policial. Ana Paula e Rogério assinaram o e-book com o pseudônimo Chris Lauxx, em entrevista ao blog eles comentam mais sobre o projeto e literatura policial.
Alan Nardi vai comentar sobre o quadrinho Batman – O Longo Dia das Bruxas, de Jeph Loeb e Tim Sale. E para finalizar, comento em vídeo sobre as séries Law & Order – SVU, Chicago Fire e Chicago P.D., do produtor americano Dick Wolf.
Até!
Pingback: Batman - O longo Dia das Bruxas - Subindo no Telhado
Pingback: Wolf Films - Subindo no Telhado