Um crime misterioso e um detetive – geralmente bastam esses elementos para termos uma narrativa policial. Mas o universo policial é tão vasto que de uma simples fórmula nasceram diversas produções. Sherlock Holmes, criação de Arthur Conan Doyle e o mais famoso detetive da literatura, já ganhou diversos rostos, séries, filmes. E foi inspiração até para um médico excêntrico, o Dr. House.
A partir dessa fórmula básica, grandes roteiristas e produtores adicionam outros elementos e criam séries policiais que vão além do “mistério e detetive”. Temos equipes de detetives com foco em investigar o comportamento e a mente de serial killers; um especialista em linguagem corporal que usa suas habilidades para detectar mentiras e ajudar o FBI e a polícia; um ex-ladrão que vira consultor do FBI; e tantos outros que nos prendem na frente da TV por causa do drama, suspense e grandes personagens.
Sou fã do gênero e já perdi as contas de quantas séries policiais assisto. Separei algumas que eu já vi – seja algum episódio ou toda série – e que estão disponíveis na Netflix para compartilhar aqui no blog. Prepara a pipoca, o coração, pega um caderno para anotar as pistas e vem comigo desvendar alguns mistérios.
The Blacklist
O criminoso mais procurado do mundo, de repente, se entrega e se oferece para delatar aqueles com quem já trabalhou, inclusive um terrorista que todos achavam estar morto.
Mas tem um pequeno detalhe: ele só fará isso, se trabalhar com uma agente novata do FBI, alguém com quem aparentemente ele não tem nenhuma ligação.
(2 de 3 temporadas na Netflix)
24 horas
Uma das séries mais aclamadas da televisão americana, 24 Horas mantém seu formato inovador. Cada episódio mostra uma hora em tempo real e todos os acontecimentos da temporada se passam durante um único dia, e os telespectadores podem acompanhar os personagens através de momentos únicos num dia que ninguém jamais irá esquecer.
(8 de 9 temporadas na Netflix)
Crossing Lines
A série acompanha as atividades do International Criminal Court, um equivalente europeu do FBI. Sediada na Holanda, sua missão é a de investigar crimes em série que são cometidos em diversos países da Europa, levando os responsáveis à justiça. A equipe de campo é liderada pelo ex-policial de Nova Iorque Carl Hickman (William Fichtner, de Prison Break).
(2 de 3 temporadas na Netflix)
The Fall
Estrelada por Gillian Anderson, The Fall é uma minissérie escrita por Allan Cubitt (Prime Suspect). Anunciada como um thriller psicológico, a história apresenta um assassino em série que aterroriza a região de Belfast. Após 28 dias sem conseguir identificar e prender o criminoso, a polícia pede ajuda à detetive Stella Gibson (Anderson), que assume o comando das investigações. A história é narrada pelo ponto de vista da polícia, do criminoso e das famílias das vítimas.
(2 de 2 temporadas na Netflix)
Lie to me
A série traz as investigações de uma equipe formada por especialistas em detectar mentiras. As mínimas expressões e gestos são interpretados por esses cientistas do comportamento, que prestam seus serviços para diversas entidades como o FBI, a polícia, empresas particulares ou, algumas vezes, pessoas que estejam dispostas a descobrir a verdade sobre o que alguém pode estar escondendo. O grupo é liderado pelo Dr. Cal Lightman, um cientista que dedicou toda a sua vida ao estudo do comportamento humano. Lightman ainda conta com a ajuda da sua parceira e psicóloga Dra. Gillian Foster, além do pesquisador Eli Locker, de Ria Torres, uma mulher com o talento natural de interpretar as expressões humanas e de Ben Reynolds, um agente do FBI que é designado para dar assistência ao Grupo Lightman em suas investigações. Juntos eles formam uma equipe de verdadeiros polígrafos humanos.
(3 de 3 temporadas na Netflix)
Criminal Minds
Uma série diferente de todas as investigativas existentes na TV. Audaciosa e fora do comum, Criminal Minds reúne agentes especiais que estudam o comportamento de suspeitos, tanto na cena do crime quanto em sua vida no trabalho e em casa, até chegar ao real criminoso. A Unidade de Análise Comportamental (Behavioral Analysis Unit – BAU) do FBI é responsável por analisar e traçar o perfil psicológico de criminosos para antecipar seus próximos passos antes que eles ataquem novamente.
( 9 e 10 de 11 temporadas na Netflix)
Dexter
Baseada na obra de Jeff Lindsay, Darkly Dreaming Dexter. Na infância, órfão aos quatro anos, Dexter é adotado por um policial que logo detecta sua tendência homicida. Com isso, consegue canalizar todo o fascínio de Dexter por vivissecção de seres vivos para algo que ele acredita ser “do bem”: caçar os infratores da lei que estão acima da justiça e que acham brechas na lei para praticar crimes. Dexter, que tem essa tendência por causa de um trauma na infância, consegue ser um sujeito muito educado, carismático e respeitado pelo departamento de polícia. Mas ele se esforça para ter sentimentos que não consegue ter, tentando manter a aparência de um ser humano “normal”.
( 8 de 8 temporadas na Netflix)
White Collar
Em uma mistura de Thomas Crown e Prenda-me se For Capaz, White Collar apresenta Neal Caffrey (Matt Bomer), o jovem ladrão e falsificador de obras de arte mais charmoso e habilidoso já perseguido pelo FBI, tendo sido capturado graças ao excepcional talento do agente Peter Burke (Tim DeKay). Faltando apenas 3 meses para o fim de sua pena de 4 anos, Neal foge da prisão em busca de sua maior fraqueza: Kate Moreau (Alexandra Daddario), namorada e parceira nos golpes, que desaparece deixando apenas uma mensagem misteriosa em um apartamento vazio.
De volta à prisão pelas mãos do próprio agente Burke, Neal propõe um acordo: ele oferece seus conhecimentos sobre golpes e falsificações ao FBI em troca de liberdade condicional.
Neal, então, passa a ser consultor para a equipe de Burke na divisão de crimes do colarinho branco em Nova York, sempre tentando balancear as saudades da glamurosa vida antiga com seu parceiro Mozzie (Willie Garson) e a amizade do sempre correto agente Burke.
(5 de 6 temporadas na Netflix)
Sherlock
Sherlock é uma série britânica lançada pela BBC em 2010. Criada por Steven Moffat e Mark Gatiss, traz uma adaptação contemporânea das aventuras do detetive Sherlock Holmes (vivido por Benedict Cumberbatch) e seu companheiro Dr. John Watson (Martin Freeman). Apesar da história se passar na modernidade, muito dos romances originais escritos por Arthur Conan Doyle ainda permanece na série, como o famoso endereço de Sherlock: o apartamento 221B da Baker Street, em Londres.
(3 de 3 temporadas na Netflix)
- Todas as sinopses são do Orangotag. Eu também estou por lá, clica aqui para me adicionar!
- Estou também no: Instagram | Twitter |YouTube | Snapchat: jeniffersnt | Facebook |Bloglovin
- Assine a TinyLetter – as coisas boas da vida – para receber a newsletter no seu e-mail sobre o que rolou no blog
Sou viciada em Netflix!! E já vou providenciar me atualizar nas séries…
Havia dado um tempo, porque todas as vezes que começo uma, viro uma zumbi!! Não paro de assistir enquanto não terminar.. hahaha
Adorei as escolhas!
beijosss, http://www.cerejabranca.com
Esse é o “problema” das séries e da Netflix ahahah
Viciam mesmo!
beijos!
Já tive uma fase de assistir séries policiais loucamente. Agora estou variando um pouco. Dessas, acompanhei Criminal Minds por um bom tempo (acho que até a temporada 9) e Dexter até o final.
Sherlock só comecei. Indico “The killing” (as duas primeiras temporadas são incríveis; as duas seguintes são dispensáveis) e “Broen/Bron/The bridge” (série sueca/dinamarquesa que tem duas temporadas – não sei se no Netflix tem, mas no NOW da Net tem 😉
beijo
Criminal Minds é um dos meus seriados favoritos da vida. Tenho um apego com essa série que nem sei hauahuah
Já pensei em ver The Killing. E anotei essa dica da The bridge.
beijos!
Depois de assistir Prison Break e White Collar, eu me apaixonei por séries policiais! Quero ver todas essas já!
Você começou bem hahaha Essas séries são excelentes!
beijos!
Gostei do Crossing Lines, a história me pareceu ser bem legal ~ interessante isso de serem crimes cometidos por toda a Europa. Vou procurar!
Sim… É uma mistura de sotaques e cidades maravilhosas 😀
Simplesmente ameiiiii the killing, deu ate uma tristeza no ultimo episodiokkk. Criminal minds assiti todas ate agora e estou ansiosa para a prox temporada sem dois atores que sairam da serie.
Criminal é uma das minhas favoritas. Sofro com essas saídas de atores =/
Mas a série continua muito boa.
bjs
Estou tentando assistir white collar mais não estou encontrando
A Netflix sempre atualiza o catalogo. Deve ter tirado.
Uma pena =/
bjão