Rolé em Salvador #1

Durante dois anos, para chegar no trabalho, eu passava por locais cheios de história sobre a primeira capital do Brasil, Salvador. O centro histórico e a cidade baixa respiram memória e cada canto tem algo para nos dizer. Todo dia era um sufoco para chegar no serviço mas como boa aprendiz do eterno poeta Manoel de Barros e do escritor Jorge Amado, eu aprendi a transver tudo e apreciar essa beleza histórica da cidade da Baía de Todos-os-Santos.

A cada dia captava com o olhar (ou câmera do celular) uma paisagem, um monumento, um personagem e ouvia os causos de quem passava ou quem vivia por esses lugares. Agora, na metade do mês de maio, inicio uma nova fase na minha vida e não passarei mais todos os dias por esses locais. Sentirei falta da inspiração diária mas aguardo ansiosa pelas surpresas dos novos cantos por onde vou passar.

Vídeo – Cada canto tem uma história:

1 – Castro Alves – A estátua de Castro Alves chegou na Bahia em dezembro de 1922. É um trabalho do escultor italiano Pasquale de Chirico;

2 – Praça Tomé de Sousa ou Praça Municipal – em homenagem ao primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa. Também conhecida como Praça da Parada, onde aconteciam as paradas militares. É a primeira praça de Salvador e onde, em 1549, o governador reuniu todos os prédios públicos.

3 – Palácio Rio Branco – antiga sede do governo da Bahia. Foi construído por Tomé de Sousa, em meados do século XVI. Hoje também é um museu;

4 – Fonte da Rampa do Mercado ou Monumento à Cidade do Salvador (1970), do artista Mario Cravo;

5 – Elevador Lacerda – inaugurado em 8 de dezembro de 1873. Além de ponto turístico, é um transporte público entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta;
6 – Baía de Todos-os-Santos – É a segunda maior baía do mundo e a maior do Brasil.

5 Comentários

  1. Oi Jen! Tenho adorado os vídes e os posts novos falando de outras temáticas. O blog está ficando bem diversificado e isso é muito bom! Uma boa sugestão que te dou é para fazer um desses #roléemsalvador é com o Rio Vermelho. Nossa cidade é muito linda e a gente muita vezes “passa batido” sem conseguir perceber quanta beleza nos rodeia, né? Um grande beijo!

    • Jeniffer Geraldine Reply

      Aê! Fico feliz em saber! Esse #RoléemSalvador é algo que quero fazer principalmente porque tem quase 10 anos que vivo em Salvador e não conheço tanta coisa legal. E Rio Vermelho é um bairro que quero explorar mais. Vamos marcar um dia um rolé?
      Bjão!

    • Jeniffer Geraldine Reply

      Aê! Valeu, Marcio. Logo, logo, tem mais. Abraço!

  2. Pingback: Salvador inspira

Deixe um comentário:

Navigate