Quantico – uma série sobre jovens agentes do FBI

Quem vive ligado no mundo das séries sabe que temos uma rainha, a produtora Shonda Rhimes. A mulher comanda três séries de sucesso: Grey’s Anatomy, Scandal e How to Get Away with Murder. E em cada temporada, de cada uma dessas séries, ela não nos poupa de lágrimas e mini ataques do coração. Não é a toa, inclusive, que suas produções virem inspirações para outros produtores. Na fall season de 2015, uma série estreante chamou atenção de produtores, críticos e fãs, por ter algumas características de Grey’s AnatomyHow to Get Away with Murder: um grupo de jovens iniciando o treinamento para profissão que escolheram. O seriado em questão era Quantico, criado por Joshua Safran (Gossip Girl) e produzido pela ABC.

Quantico é uma série de drama e suspense que conta a história de um time de recrutas do FBI recém-chegados em Quantico, base de treinamento da agência federal de investigação dos EUA. Alex Parrish, a atriz indiana Priyanka Chopra, é a protagonista e um das melhores entre os novatos. Além de ser também a principal suspeita de planejar e executar um ataque terrorista à cidade de Nova York, o maior desde o 11 de setembro.

A partir desse fato é que a série desenrola e vamos conhecer o time de novatos – Jake McLaughlin (Ryan Booth), Yasmine AL Massri (Nimah Anwar), Johanna Braddy (Shelby Wyatt), Tate Ellington (Simon Wyatt), Graham Rogers (Caleb Hass) -, seus possíveis segredos e o que os motivou a entrar no FBI. E os supervisores, que também possuem um passado e presente misteriosos, Miranda Shaw (Aunjanue Ellis) e Liam O’Conner (Josh Hopkins).

quantico-1

O piloto é frenético, tem um ritmo acelerado, no maior estilo How to Get Away with Murder e 24 Horas. É de tirar o fôlego e nos prende do início ao fim. Através do recurso flashback, descobrimos aos poucos sobre a vida dos jovens agentes e de seus supervisores, as possíveis conspirações, enchemos nossas cabeças de dúvidas e começamos a pensar: quem poderia, afinal, ter cometido o atentado? E quem realmente ali é 100% verdadeiro?

A produção da ABC também entrega alguns possíveis casais para que a gente possa iniciar os shipper da vida, bem na pegada Grey’s Anatomy. O que para mim, até o momento, não atrapalha o desenvolvimento do suspense e mistérios que rondam a série.

Quantico é uma série, que apesar de lembrar algumas fórmulas já utilizadas na televisão, consegue prender pelo ritmo ágil e várias peças soltas de um grande quebra-cabeça. No final de cada episódio, ficamos instigados a começar o próximo e ir juntando as peças para tentar descobrir não apenas quem está por trás do atentado, mas quem são verdadeiramente aqueles recrutas.

A 1ª temporada está disponível na Netflix. O canal AXN exibe episódio todo sábado, às 15h. E a 2ª temporada estreia no dia 25 de setembro de 2016.