Outros jeitos de usar a boca

O Facebook não é a minha rede social digital favorita, mas de vez em quando tenho algumas boas surpresas por lá. E uma delas foi encontrar a página da poeta Rupi Kaur. Alguém compartilhou um poema ilustrado do seu livro Milk and Honey com uma mensagem que eu precisava ouvir/ler naquele momento. Desde então comecei a ficar de olho na página e acompanhar o trabalho de Rupi que é, além de poeta, artista plástica e performer.

Rupi Kaur é de origem indiana, mas vive no Canadá desde os 4 anos. Começou a divulgar os seus trabalhos através do Instagram e Tumblr e em 2014 publicou, de forma independente na Amazon, o Milk and Honey. O livro ficou bastante popular na plataforma e chamou atenção da editora Andrews McNeel Publishing. E hoje é considerado um bestseller do New York TimesA obra chegou ao Brasil em fevereiro com o título Outros jeitos de usar a boca, através da Editora Planeta, com tradução de Ana Guadalupe.

Encontrar Rupi Kaur foi um reencontro com a poesia. Já tinha um bom tempo que havia lido algo do gênero. O livro é dividido em quatro partes: a dor; o amor; a ruptura; e a cura. E a seleção de poemas abordam temas como violência, abuso, sexualidade, amor, perdas, autoconhecimento, sobrevivência, e feminismo.

Quase todos os poemas são acompanhados de uma ilustração minimalista desenhada por Rupi. E a cada parte somos tocados por versos simples, mas intensos e reais. São situações agradáveis ou não que podem acontecer na vida de qualquer pessoa, principalmente mulheres. É quase impossível não se identificar com alguns poemas ou enxergar uma amiga/conhecida em outros.

Além disso, fui levada a viver cada parte do livro como se aquilo tudo fosse parte da minha vida. E a Rupi transmite alguns conselhos, ao longo da leitura, de como lidar com mágoas, perdas e frustrações. Ao chegar na cura, me senti também curada e encorajada a me amar e cuidar mais de mim, antes de qualquer coisa.

É o tipo de livro-presente para dar a alguém que está passando por um processo de “cura” ou transformação na vida. Ou, simplesmente, se você deseja presentear uma pessoa com um abraço amigo em forma de livro.

No YouTube! Aproveite e se inscreva no canal!

Espalhe “Outros jeitos de usar a boca” por aí! 😉 

14 Comentários

  1. ultimamente tô vendo muita gente elogiando o “milk and honey”, que quero muito ler e esse também! poesia tem um espaçozinho especial no meu coração. :**** muá!

    • Jeniffer Geraldine Reply

      Milk and Honey/ Outros jeitos de usar a boca é amor! ❤

  2. não aguentei de curiosidade e acabei comprando o ebook na amazon, li tudo em uma sentada só (haha) e tô apaixonada por esse livro. futuramente quero comprar a versão física em inglês pra ter aqui em casa <3

    • Jeniffer Geraldine Reply

      Vale muito ter a versão física! Esse livro é amor demais! ❤

    • Jeniffer Geraldine Reply

      Fique de olho mesmo. Leitura super especial!
      bjão

  3. Também resenhei Milk and Honey lá no meu blog *-* amei a Rupi, seus poemas são perfeitos e os desenhos são bem delicados. Não tenho a versão impressa, mas está na minha wishlist!

    Com amor,
    ❤ bruna-morgan.blogspot.com ❤

    • Jeniffer Geraldine Reply

      Vale a pena ter a edição impressa.
      É amorzinho demais!
      bjão

  4. Faz muito tempo que não leio poesia, gostei bastante das suas impressões sobre o livro e fiquei curioso pra ler. Só uma dúvida, o trabalho da Planeta foi bem feito nesse livro? Pois tenho um certo ranço com eles devido ao serviço porco que fizeram com a série Dexter 🙁

    • Jeniffer Geraldine Reply

      Não tenho nada pra reclamar não, Luke.
      Gostei da edição. 😀
      Bjão

  5. O único poeta que me conquistou foi Saulo Pessato, e desde então procuro outros que me toquem da mesma forma
    Vou dar uma olhada nos trabalhos dela, porque parecem realmente ser o tipo de coisa que me toca
    Parece ser muito amor <3
    Um livro super importante, levando em conta a situação das mulheres atualmente, com toda essa falta de amor próprio que quase sufoca
    Muito obrigada por compartilhar essa divosidade <33333

Deixe um comentário:

Navigate