Organização e produtividade com ferramentas do Google

Pai Google é uma entidade que pode te ajudar muito além de responder “como perder peso sem deixar de comer doce”. Há vários serviços e produtos online disponíveis gratuitamente para nos auxiliar desde ganhar dinheiro até ser mais organizado.

Hoje vou focar nas ferramentas para organização e produtividade.

– Google Calendar

Uma agenda no celular com opções de lembrete para não perder nenhum compromisso. Uso para adicionar datas de consultas médicas, início de inscrições em cursos, datas de aulas e até se quero lembrar de um programa de TV.
Te dá opção de visão da agenda em: programação, dia, mês, três dias e semana. Aqui deixo sempre em “programação” para ficar de olho em tudo que está agendado pros próximos dias.

– Google Keep

O aplicativo de notas e listas do Google. Comecei a usar tem pouco tempo, por indicação da Anne Karoline, mas já se mostrou bem útil. Eu amo listas e pra mim é uma das formas de organização mais simples e prática. Então uso para planejar tarefas usando listas com direito a lembrete no horário em que vou fazer acontecer.
Uma outra funcionalidade bacana é o compartilhamento de notas. Eu e a Anne temos, por exemplo, a “to do Geraldas” com todas as novidades do blog que temos que fazer nos próximos dias.

– Google Drive

Serviço online de armazamento de arquivos na nuvem do Google. Se você já está cansado de não encontrar os arquivos no computador, salve tudo no Google Drive e ainda bem organizado, já que podemos criar pastas.
O Google libera para conta gratuita 15GB de memória. É muita coisa. Dá para armazenar os textos do blog, as apostilas de estudo e qualquer outro tipo de arquivo que desejar.
Por aqui usamos para salvar todos os arquivos PSD (Photoshop) das artes do Geraldas.
E mais uma vez é possível compartilhar com amigos e colaboradores.

– Google Docs

Ferramenta para criar e editar documentos online. É bem parecido com Word. Inclusive você pode subir um arquivo Word e editar no Google Docs. Uma maneira fácil para criar publicações pro blog, por exemplo, em qualquer lugar. E ainda é possível criar sem precisar de internet.

– Google Planilha

É um excel online para você guardar e editar todas as suas planilhas. Criei um calendário editorial pro blog nele.

– Google Slides

Faça uma apresentação de PowerPoint e compartilhe com quem quiser através de um link. Bem legal para criar um mídia kit do blog ou um portfólio bacana.

– Google Fotos

Salve todas as suas fotos na nuvem e organize por pastas. É muito prático e você pode vincular a galeria de imagens do Smartphone Android.
No aplicativo do Google Fotos tem a opção “digitalizar fotos” que é um atalho para o PhotoScan, aplicativo de digitalização de fotos. Você digitaliza qualquer foto e salva diretamente no seu drive.
Todos essas ferramentas estão disponíveis gratuitamente via web e através de aplicativos, muitos já vêm instalados no smartphone Android. Para ter acesso basta ter uma conta do Gmail (e-mail do Google).
E mais algumas funcionalidades legais: você pode compartilhar com qualquer pessoa através do e-mail; consultar em qualquer dispositivo; e acessar seus arquivos mesmo sem internet com a opção off-line.
Não tem mais desculpas! Escolha pelo menos um, comece a usar agora e organize-se!
Espalhe “Organização e produtividade com ferramentas do Google” por aí! 😉