Já compartilhei por aqui que quando iniciei os estudos para o mestrado foi preciso reaprender a estudar. Naquele momento, mesmo já com afinidade total com ferramentas digitais, o que me ajudou bastante foi voltar a um hábito das antigas: imprimir apostilas (alguém ainda chama de apostila? risos). E, então, do nada me vi cheia de papel e precisava de alguma solução para organizar. A Jeniffer estudante do ensino médio sempre gostou muito de fichários. E essa foi a solução que encontrei durante o mestrado. Mas acabei comprando fichário tipo arquivo e com o tempo ficou muito ruim de manusear e até de carregá-los (vivia entre duas cidades).
Todo esse período do mestrado foi um tempo de reaprender a estudar e de testar também soluções de organização para a vida acadêmica. Desse tempo fico hoje com bons aprendizados. E, sim, um deles ainda é imprimir apostilas e utilizar fichários. Mas digamos que agora o processo está mais aprimorado.
Mudei do Fichário Arquivo para o Fichário A4 e utilizo o Notion para catalogar no digital o material que está no impresso. E isso ajuda muito a manter uma lista organizada de leituras acadêmicas que serve de consulta na hora de qualquer produção.
Nesta semana eu tirei um tempo para migrar os arquivos do mestrado para o Fichário A4 e catalogar no Notion. Ainda não acabei. Pensei que um fichário seria suficiente mas não foi. Vou comprar mais um em breve.
No Fichário A4 uso divisórias para separar: material da seleção; material das disciplinas; material da dissertação.
No Notion, na minha página Acadêmica, tenho a database Biblioteca Acadêmica. Nela insiro todo material acadêmico que já li, estou lendo ou preciso ler. E uma das propriedades é Arquivado em com a opção de Fichário Mestrado 01. Tem também a propriedade Anotações em com a opção Fichário Mestrado 01 pois durante o mestrado utilizava folhas de fichário para os meus resumos e fichamentos.
Os Fichários A4 ficam na minha estante, junto com os livros e os cadernos de estudos. O fichário atual fica em cima da mesa junto com outros materiais que uso no momento.
*Este conteúdo faz parte de uma série sobre como utilizo o Notion na rotina. Já escrevi sobre Notion em outros momentos e você pode acompanhar através da categoria Notion.
Qualquer curiosidade, deixe um comentário! 😉
Eu também gosto de imprimir apostilas e estudar no papel.
Eu não consegui me adaptar ao fichário, porque sempre tinha uma folha que ficava meio rasgada perto do furo e me incomodava muito, então eu reescrevia o que estava na folha. E isso me tomava muito tempo, mesmo eu estudando enquanto estava reescrevendo. Por isso acho melhor utilizar cadernos.
Eu amo posts sobre organização assim!
Oie, Aline! Eu parei de fazer resumos e fichamentos em folhas de fichário por conta disso. Geralmente essas folhas são mais finas e fáceis de rasgar. Agora eu faço em um caderno argolado que tem a folha com gramatura 90. E costumo também comprar folha de ofício da mesma gramatura.
Que bom que gosta de posts assim. Vou fazer mais!
bjão
Oie,
Eu ainda chamo apostila de apostila, haha. E quando iniciei a faculdade, no ano passado, também tive que voltar ao hábito de imprimi-las. Mas no meu caso, organizei dentro de pastas, pois não consegui me adaptar aos fichários, as folhas sempre rasgavam e eu perdia conteúdo.
Achei muito bacana que você tenha conseguido se organizar e relacionar o analógico ao digital.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♡
Oie, Leslie! As folhas para fichário são fraquinhas mesmo. Passei por isso no processo de estudo para seleção do mestrado. Hoje eu uso folhas mais resistentes para os fichamentos e resumos com um caderno argolado. Em breve vou comentar sobre ele por aqui.
Eu gosto muito dessa dupla analógico e digital. Não consigo usar 100% um, tipo o digital, e já tentei. hahaha
bjs
Comecei esse ano a faculdade e ainda estou tentando encontrar um método que faça sentido para mim me organizar. Eu também utilizo o Notion e gostei da sua pasta acadêmica.
Hoje já fiz uma aula e estava pensando em como poderia melhorar o meu tempo de estudo e leitura da apostila (sim! eu ainda chamo de apostila! huahuahuahuahua).
Gostei, vou usar depois para me inspirar com as minhas atividades.
Ah, que bom!
Sucesso na faculdade! É uma época muito boa. Bjs
Gostei muito da sua organização. Confesso que nunca consegui me adaptar ao Notion. Gostaria de algo que centralizasse a organização de leituras, referências etc, mas ainda não encontrei algo que seja intuitivo para isso.
Para anotações e organizações da disciplina, eu uso o Onenote, porque ele permite acesso offline.
Eu buscava algo assim como você quer e encontrei o Notion. Esse eh um tipo de template fácil de encontrar. E depois que você pega um modelo basta atualizar e adaptar se quiser.