O Gênio de Marie Curie – A Mulher que Iluminou o Mundo

O Gênio de Marie Curie – A Mulher que Iluminou o Mundo é um documentário de 2013, narrado por Geraldine James (Anne com E) e David Malone, que em apenas 55 minutos nos apresenta a grandiosa vida de Marie Curie.

Maria Salomea Skłodowska nasceu na Varsóvia, na Polônia, em 7 de novembro de 1867. É uma das mais importantes cientistas do mundo, sendo a única a receber dois prêmios Nobel, de Física e Química, devido às suas descobertas científicas – Rádio e o Polônio.

Maria mudou seu nome quando foi morar na França. A mudança ocorreu em uma época em que o país não recebia bem os estrangeiros, dessa maneira Maria passou a se chamar Marie porque o nome soava mais francês.

A vida de Marie Curie rende o que no documentário chama de “uma das maiores sagas da ciência”. A cientista ficou conhecida pelas suas descobertas, mas a sua vida pessoal também chamou atenção do mundo. Marie se casou com Pierre, que foi seu parceiro de vida e na ciência. Após um ano e meio de casamento, descobriu que estava grávida e encarou a maternidade como uma mulher moderna, continuou a trabalhar após saber da gravidez. O relacionamento com suas filhas também é relatado no documentário levando em consideração os rumores de que existia um forte ressentimento das meninas por terem sido criadas pelo avô e não pela mãe.

A morte trágica de Pierre e o relacionamento de Marie com Paul, físico e ex-aluno de Pierre, também são fatos marcantes na vida de Curie. O relacionamento com Paul fez com que Marie fosse apontada como uma “imigrante que acabou com o casamento” de um homem importante da França.

Fato é que Marie conseguiu se reerguer após a morte de Pierre e o escandaloso romance com Paul. Seguiu com suas descobertas, construiu o próprio laboratório e durante a Primeira Guerra Mundial criou a unidade móvel de raio x.

O Gênio de Marie Curie – A Mulher que Iluminou o Mundo é curto mas emocionante. Uma forma excelente de nos apresentar a um dos principais nomes da ciência mundial. O filme está disponível na Globoplay.

  • Uma outra forma interessante de conhecer sobre a vida de Marie Curie é através do livro A ridícula ideia de nunca mais te ver, da escritora Rosa Montero. A autora mistura fatos de sua vida a de Marie para falar sobre luto.

Espalhe por aí:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *