“O Cortiço” é tema da 7ª edição do Clube do Livro Alagoinhas

“O Cortiço”, do escritor Aluísio Azevedo, venceu a votação com tema “autores nordestinos”, realizada no grupo do Facebook, para ser a leitura do mês de junho do Clube do Livro Alagoinhas.  

O livro foi publicado em 1890 e é considerado a obra principal do Naturalismo brasileiro. Em 1978, ganhou uma adaptação para os cinemas com a atriz Betty Faria no papel de Rita Baiana.

O encontro acontece no dia 16 de junho, às 15h, no Centro de Cultura, e tem entrada gratuita.

Sinopse: Pobreza, corrupção, injustiça, traição. Todos esses elementos integram O Cortiço, principal obra do Naturalismo brasileiro. Aluísio Azevedo escreve um romance que denuncia as mazelas sociais enfrentadas pelos moradores de um cortiço e pelas pessoas ligadas a ele no Rio de Janeiro durante o século XIX. João Romão, Bertoleza, Pombinha, Rita Baia, Piedade, Jerônimo…ninguém escapa à análise impiedosa do narrador. Um romance que convida o leitor a analisar por meio da observação crítica do cotidiano das personagens a animalização do ser humano, questão que se mostra, mais do que nunca atual.

Sobre o Clube do Livro Alagoinhas: Projeto cultural de incentivo à leitura. Queremos reunir pessoas apaixonadas por leitura em um encontro mensal para conversar e compartilhar experiências. Como funciona? Leitura de um livro por mês. A votação é feita no Grupo do Facebook após uma pré-seleção de obras.

Clube do Livro Alagoinhas – 7ª edição

Data: 16 de junho de 2018

Local: Centro de Cultura

Horário: 15h

Nome do livro: O Cortiço

Autor: Aluísio Azevedo

Mediadores: Jeniffer Geraldine, Julianna Santos e Marcello Alves

Contato: oi@jeniffergeraldine.com

Apoio: Centro de Cultura de Alagoinhas

Entrada: Gratuita

Você pode gostar também de

Deixe uma resposta