O avesso da pele (Jeferson Tenório)

O avesso da pele, de Jeferson Tenório, foi a leitura do @clubedolivro_alagoinhasba para o mês de fevereiro/2022. O livro venceu o Jabuti 2021, na categoria Romance Literário.

Gostei bastante da leitura. Aqui nós temos Pedro que conta sua história e ao mesmo tempo a história da sua família, principalmente a do pai dele, um professor que foi assassinado.

É um livro com tom confessional, de memórias, que aborda a complexidade que é a experiência de ser um homem negro ou mulher negra em uma sociedade racista. Através das memórias dessa família podemos pensar temas como identidade, construção de consciência crítica negra, relacionamentos interraciais, violência doméstica, representatividade, educação, racismo e preconceito.

Em 05/02/22 colei um post-it na página 182 do livro: A sensação é de pequenas cartas. Pequenos fragmentos de história de vida que a gente vai contando e lembrando por isso não segue uma lógica de fatos. Narrar a vida ou aquilo que inventamos sobre ela. Como o autor diz, “uma verdade inventada, capaz de me pôr de pé.”

Indico para todo mundo e, principalmente, para educadores. É um bom livro para levar para sala de aula.


O avesso da pele (Jeferson Tenório) – 5⭐️ (ótimo)
Editora: Companhia das Letras

Livro na Amazon

Espalhe por aí:

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Um comentário em “O avesso da pele (Jeferson Tenório)

  1. Pingback: Livros para quem gostou de O avesso da pele - Jeniffer Geraldine