Notícias do lado de cá…

Olá, você que ainda lê blogs/ newsletter!

Passando para dar notícias do lado de cá… 

Olha, eu não sei por aí, mas, por aqui, tive a impressão de ter duas viradas do ano, a tradicional em dezembro/janeiro e outra agora em março/abril. Talvez a galera mais ligada em astrologia tenha alguma explicação. Mas é fato: abril me trouxe um ar de renovação. 

Em parte, acho que por ter começado oficialmente o doutorado com aulas, textos, eventos, artigos. E um outro tanto porque para caber algo como um doutorado na vida, a gente precisa reestruturar um monte de detalhe na rotina. Na primeira semana, eu estava cansada como nunca mais tinha ficado. Uma mistura de cansaço com satisfação, óbvio. Afinal, estou fazendo uma das atividades que mais amo, pesquisar e tudo mais que vem com ela, estudar, debater, compartilhar conhecimento, descobrir coisas novas, conversar com gente que gosta de tomar a mesma cachaça que eu. 

Então, é por conta disso também o sumiço daqui.

Também porque além da Jeniffer pesquisadora/doutoranda, tem a Jeniffer professora com aulas para planejar, atividades para pensar e corrigir, alunas(os) para atender. Foi a Jeniffer pesquisadora que fez com que a Jeniffer professora nascesse. Elas estão aqui lado a lado, mas cada uma com suas especificidades. E também estão dividindo a vida com outras Jeniffer como a mulher 30+, a fitness, a filha, a amiga, a cult, a mediadora de leitura, a blogueira cronista, e aquela que gosta de se jogar na cama para ver uma série para esquecer de todo o resto.

Tenho um desejo ambicioso que começa em 2024 e segue até pelo menos 2028, mas com vontade de estender para o resto da vida: equilibrar todas essas Jeniffer para não pifar, para não adoecer, para não deixar a vida se resumir a estudo e trabalho. Porque, sim, gosto de estudar e gosto do meu trabalho atual, mas amo tantas outras coisas. É como aquela frase de Maria Bethânia que li um dia desse: “Eu amo demais! Gosto de estar apaixonada por uma coisa, por uma pessoa, por uma música. Preciso estar apaixonada por algo, pelo meu jardim, pelos meus bichos, pelo o que for. A paixão é imprescindível para mim”. 

Eu gosto de misturar as paixões para que uma vá aliviando os perrengues da outra. Se a gente hiperfocar em apenas uma, vira uma espécie de obsessão, dependência, entra naquela coisa louca de bater meta, ser 100% produtiva, viver no monotemático. Aí eu acho chato, cansa mais rápido, não tem por onde escapar, onde respirar, adoece, e vai deixando a vida passar rápido e quase sempre sem muito sentido.

O blog hoje é um respiro. Não existe mais a Jeniffer produtora de conteúdo, que tinha a pretensão de tornar isso aqui um trabalho remunerado. Vixi, foi uma agonia e tanto! Gosto nem de lembrar, mas tenho muitos aprendizados. Ficou a Jeniffer que gosta de escrever sobre a vida, que gosta de compartilhar conhecimentos, olha só como essa dialoga bastante com as tantas outras Jeniffer que citei por aqui. Assim fica mais simples, eu acho. Mais leve, mais despretensioso. Prazos, planejamentos, cronogramas, vou deixar para os trabalhos remunerados, tá? Mas quero sim exercitar essa escrita da vida e esse compartilhar conhecimentos de forma despretensiosa! Deitada na cama, no meio da tarde de domingo, enquanto chove lá fora e o clima está ameno (por milagre divino), e eu estou descansando para mais uma semana que chega (graças a Deus).

Antes de ir, algumas produções marcantes dos últimos dias: 

  1. Um filme: Ficção Americana (PrimeVideo) – Ótima crítica sobre o mercado editorial contemporâneo e os conflitos de ser um escritor negro;
  2. Uma série: A terapia, por Sebastian Fitzek (PrimeVideo) – Minissérie alemã para quem curte suspense psicológico;
  3. Uma playlist: This is Gilsons – A nova música popular brasileira/baiana com o filho e os netos de Gilberto Gil. Som que é uma delícia de ouvir!;
  4. Um livro de ficção: Violeta (Isabel Allende) – A história de uma mulher que nasceu durante a crise da gripe espanhola, em 1920, e faleceu na pandemia do coronavírus, em 2020. Simplesmente incrível! 
  5. Um livro de não ficção: Futuro Ancestral (Ailton Krenak) – Para nos lembrar (mais uma vez) de que não estamos sozinhos nesta terra. Precisamos respeitar o que já estava aqui antes de nós.

Volto em breve!

Espalhe por aí:

Deixe um comentário:

20 comentários em “Notícias do lado de cá…

  1. Eu também sou do time (escasso) que ainda lê/escreve em blog. Resisto escrevendo quando posso ou lendo e comentando no dos outros. Continue!

    • Bom encontrar gente desse time! Coloquei seu blog no meu Feedly. Adorei!

  2. Oi Jennifer. Não sou de comentar em seus e-mails, mas hoje senti vontade de expressar o quanto acompanhar você, seja pela newsletter, instragram ou you tube (sim, assistia seus vídeos), me enriquece culturalmente. Acho que temos interesses em comum e por isso quando recebo seu e-mail fico feliz pois sei que vou conhecer algo interessante. Muito obrigada!

    • Ah, muito obrigada! Fico feliz em saber que me acompanha e que faço alguma diferença por aí! Bjão!

  3. Que bom que está de volta! Além de escrever para blogs (o meu incluído), sempre leio blogs. Acho que os blogs são como os livros. Vieram as redes sociais, o Youtube e todo mundo achando que eles iriam morrer, mas seguem aí. Tem seu espaço. Fora que em qualquer pesquisa que façamos na internet, a resposta sempre está em um blog (famoso ou não). Se parar para pensar bem, as IAs estão aprendendo com os conteúdos de blogs. E aí chegamos num ponto importante. O conteúdo muda de um blog para o outro. No fim, o importante é que sempre encontramos aquele conteúdo que nos agrada, emociona e motiva.

    • Isso mesmo, Alê! Seguimos aqui firmes no nosso movimento de blogs e fazendo aquilo que ainda faz sentido para gente. Bjão

  4. gostoso assim, espaço para muitas paixões enquanto a vida acontece ♥

  5. Muito legal ter notícias suas! Boa sorte com o doc! e que bom conseguir fazer este espaço daqui mais leve.. com certeza, vai ajudar nesta nova jornada que acabou de começar! 😉

  6. Serei repetitiva: amo ler tudo que você escreve! Seus textos dão um quentinho no coração… Adorei as sugestões de filme e série, já anotei aqui para assistir!!!

  7. Parabéns pelo doutorado! É em que área?

    Os leitores de blog estão firmes e fortes aqui, e justamente fugindo dessa rigidez e demanda que esse mundo novo da internet tem impondo às pessoas. Quando a inspiração/vontade bater, volte 🙂

    • Obrigada, Carol! Crítica Cultural – Estudos Linguísticos e Estudos Literários

  8. Que bom que está de volta. Gostei das produções e músicas que citou. Gostei de ver.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

  9. Tão bom vir aqui ler seu post numa tarde de sábado tranquilo, depois de um banho tomado e com o silêncio acompanhando… quando você divulgou que havia publicado um texto novo, não corri pra ler imediatamente. Eu sabia que teria esse momento reservado só pra isso, com a tranquilidade necessária pra degustar os meus blogs preferidos como antigamente. Sinto muita falta disso.

    Com a pressa do feed, dos likes, de postar e postar constantemente pro algoritmo entregar, escolho retornar ao leve, devagar e sem cobranças, afinal, os textos dos blogs nunca morrem, eles sempre estarão aqui, pesquisáveis pela busca e não se perderão no limbo do feed apressado.

    Me identifiquei muito com o fato do ano ter começado somente agora há pouco. Não senti que janeiro foi uma grande virada. Na verdade, nada mudou e só me deu mais ansiedade e uma letargia imensa me cobrar que o ano havia começado e eu deveria estar fazendo X Y ou Z. Mas agora, talvez pela virada do ciclo astrológico mesmo já que o ano começa no equinócio de primavera no hemisfério norte e outono no sul.

    Também estou integrando meus vários eus e tentando encontrar o equilíbrio nisso tudo. Eu não sou um nicho, sou por inteiro. Nichar meu conteúdo no blog, insta etc. só me dava uma agonia de não estar sendo inteira. Levemos tudo isso com tranquilidade, seguindo nossa intuição. Viva o mundo blogueiro, que nos permite desfrutar desse momento e conversar com quem temos afeição e afinidade. Estarei sempre por aqui! ♡

    • Ah, que legal o seu engajamento com os blogs! É algo que estou tentando incluir na minha rotina. Um tempo de qualidade para retribuir as visitas e conhecer novos espaços.
      Bom ter você por aqui!
      Bjão

  10. Oi, Jeniffer!
    Como é bom ler um texto seu aqui no blog de novo. ❤️