Notas de outubro/2021

Eu poderia começar novamente as notas do mês dizendo que “outubro foi um mês longo”. Mas já é clichê, né? E, pelo que vejo em relatos nas redes sociais, não é um clichê só meu. 

Trouxe algumas notas interessantes para compartilhar por aqui. Deixarei as notas culturais (sobre livros, filmes e séries) para outra publicação. 

Domingo Slow

Tem 3 meses que eu aderi ao domingo slow. Qual é a proposta? Passar o dia de modo mais lento, fazendo coisas que gosto sem pressa e, principalmente, sem consumir e produzir conteúdo em redes sociais. Eu ainda pretendo escrever com mais detalhes sobre essa experiência. Ela estava em modo teste. Só tenho uma coisa a dizer: é muito bom!

Domingo Slow de resenha com a família em Alagoinhas

Voltei para o Notion

Já escrevi sobre essa volta para o Notion. Só quero registrar aqui também que foi uma decisão acertada. Estou bem satisfeita com meu sistema. E com foco em deixá-lo o mais simples possível.

Destralhei as gavetas de beleza e cuidados com o cabelo do meu guarda-roupa 

Em um domingo slow, bateu a vontade de dar uma geral em algumas gavetas. Achei pertinente. Em outro domingo slow eu limpei e reorganizei minha estante de livros. Mas voltando às gavetas. Eu não sei você, mas eu tenho a mania de guardar embalagens vazias de produtos. Nunca vou entender isso. Separei tanta caixa e pote de creme que nem sei. Será a pressa do dia a dia? Vou começar a observar mais isso. Foi um bom momento também para verificar vencimentos de produtos e passar algumas coisas na frente para uso. 

Início no Vida Organizada

Comecei a fazer parte da equipe do Vida Organizada. Sem dúvidas, uma experiência incrível para mim. Imagina trabalhar com uma pessoa que é uma das principais referências na vida? É muita alegria e gratidão!

Rotina de exercício físico

Algo que preciso sempre observar é a rotina de exercício físico. Apesar de saber da importância e de me sentir muito bem durante e depois do exercício físico, ainda é super complicado manter uma constância. Eu estava fazendo atividade depois do descanso do almoço. Era um horário interessante, mas agora na primavera/verão está muito quente nesse horário. E o calor não me deixa tão empolgada (a não ser que eu esteja na beira da praia). Logo passei o mês adiando o máximo para fazer exercício físico. Mas não dá para ficar sem! Então voltei a fazer pela manhã. Por volta das 7h. Eu gosto de fazer exercício ao ar livre. E graças às forças do bem moro em um condomínio que tem espaço e em uma região de Salvador que ainda é rodeada de verde (das vantagens de morar em bairros afastados). Estou entrando em novembro com essa meta: cumprir a rotina de exercício matinal. Tenho aqui na lista dois tipos de exercício: o circuito no condomínio e a Yoga dentro de casa acompanhando vídeos da Pri Leite. Minha intenção é alternar, de segunda a sexta. Oremos!

Leitura ativa durante a manhã no cantinho de leitura do homeoffice. Na tela do iPad tem Kindle e GoodNotes.

Rotina de leitura, escrita e estudos 

Outubro foi um mês que eu resolvi repensar algumas coisas por aqui e estabelecer algumas novas intenções (eu não gosto muito de chamar de meta, mas é meta mesmo rs). Considero como um ensaio para o início de 2022.

Após a finalização do mestrado, listei o que gostaria de estudar nos próximos meses e até uma possível paquera para o doutorado. Assim como olhei para a lista de cursos online em espera e resolvi seguir com alguns que fazem sentido no momento. Para isso também estabeleci alguns compromissos, como: estudar 1h por dia do curso tal; ler no mês 1 livro relacionado aos estudos em andamento; voltar a ler sobre atualidades.

E pensando em leituras de ficção, eu passei uns 3 anos com muito foco em leitura teórica por conta do mestrado. A ficção do mês era mais um compromisso do que puramente prazer, pois fazia parte do Clube do Livro Alagoinhas. Dessa forma, tenho muitos livros parados na estante. Livros físicos e até mesmo e-books. Antes de finalizar outubro fiz um passeio pela minha estante, como se estivesse passeando por uma biblioteca, e escolhi um livro de ficção para ler. E ainda peguei uma biografia (amo ler sobre histórias de vida). Foi bem interessante fazer isso. É algo que quero continuar nos próximos meses. 

Na área da escrita eu quero muito voltar a escrever diariamente. Uma escrita voltada para o blog, mas também para crônicas e crítica cultural. Estou com esse desafio. Vamos ver no que vai dar.

Te desejo um bom novembro!

Espalhe por aí:

5 Comentários

  1. Fiquei curiosa pra saber que livro você escolheu!

    1. Jeniffer Geraldine

      03/11/2021 em 17:40

      Esqueci de dizer hahaha Escolhi Neuromancer!

    1. Jeniffer Geraldine

      04/11/2021 em 14:29

      <3

  2. […] Além desses, fiz um passeio pela minha biblioteca pessoal e escolhi o livro Neuromancer para ler. Contei um pouco desse passeio nas Notas de outubro. […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *