As notas do mês sempre são uma mistura de reflexões com um resumo de acontecimentos interessantes do meu mês. E abro oficialmente essa série de publicações em 2023 com as notas de fevereiro.
notas da vida
Não sou dessas de que “o ano só começa depois do carnaval”, mas sou baiana. E ter um carnaval no início do ano deixa muita coisa em suspenso. Agora o carnaval passou e deixou saudades! E é hora de colocar outros projetos na rua!
Mas antes de colocar os projetos na rua, deixa eu reforçar uma bandeira que defendo/acredito, a Vida além das demandas– Vida além da lista de tarefas; Vida além do Lattes; Vida além do trabalho (seja ele qual for – em casa ou fora de casa).
O descanso/lazer que acredito (e tento colocar em prática) é aquele que a gente faz sem se preocupar com o relógio, sem se preocupar em encontrar uma utilidade para esse momento. Apenas fazer por fazer. Apenas se divertir ou descansar.
Pode ser uma super (ou mini) viagem ou uma série/filme/ livro despretensioso ou visitar aquele espaço legal na cidade que a gente fica adiando de ir por questão de tempo.
Mais do que nunca precisamos criar espaço para o lazer inútil nesta sociedade do desempenho. E esse foi meu objetivo durante o carnaval. Viajei e fiz atividades sem me preocupar muito com o horário. Levei o Kindle para ler e não li nada. Preferi ficar olhando o mar e curtindo a natureza. Além também de resenhar com a galera que estava comigo. Apesar de estar em um lugar que tinha festa de carnaval, não me animei em ir para rua. Escolhi só curtir o dia com muita praia e banho de rio. Virei uma pessoa diurna mesmo. E estou adorando essa fase.



diário cult
Em fevereiro, consegui manter uma diversidade de leitura que gosto bastante. Teve ficção brasileira contemporânea com o Via Ápia, do Geovani Martins, sobre a instalação das Unidades de Polícia Pacificadora nas favelas do Rio de Janeiro. Rolou crítica feminista negra com o Tudo sobre o amor, da bell hooks. Fiz uma leitura por curiosidade, motivada pela Fernanda Oliveira, o Lições de Estoicismo. E sigo com a leitura de Anna Kariênina com a galera do Clube Cult.

Tentei fazer uma maratona do Oscar 2023, mas não rolou muito porque descobri que os indicados não me interessam tanto assim. E, sinceramente, sou muito tranquila para abandonar qualquer ideia de projeto que está mais relacionado ao lazer do que ao trabalho. Mas assisti 4 filmes bons, 3 deles estão na lista de indicados ao Oscar 2023.

Em fevereiro, finalizei a maratona Criminal Minds (Star+) que ainda pretendo comentar aqui sobre essa experiência maravilhosa. E durante o mês comecei a ver a novela Vai na Fé (GloboPlay), a segunda temporada de Manhãs de setembro (Prime Video) e iniciei a maratona The Mentalist (Prime Video).

Uma ideia minha para esses resumos é também sempre linkar com publicações que pretendo fazer ao longo do mês. Só que fevereiro foi um mês mais off de produção, então, ao longo dos próximos dias, voltarei aqui para comentar sobre essas produções culturais.
Espero que o seu fevereiro tenha sido bom por aí! E te desejo um bom março!
Oi, amei seu mês. Também tenho procurado esses momentos de lazer sem horários ou culpas. Ainda estou tentando colocar limite nas minhas redes, eu derrapo muitas vezes e percebo que é só vício mesmo, porque sempre me sinto sugada depois. Também amo acompanhar os filmes do Oscar e estou fazendo o mesmo, assistindo apenas aqueles que me chamam a atenção. Acompanhando seus stories me deu vontade de ver The Mentalist outra vez kkkkk Beijo
Obrigada, Fran! The Mentalist deixa saudades mesmo hahaha bjão