Minha rotina de leitura (janeiro/2022)

Escolhi começar o ano com uma rotina de leitura mais tranquila. Apesar da leitura ser um dos meus focos de 2022, quero prezar a qualidade e imersão em vez de quantidade e rapidez. Não quero me preocupar com o timer de 30 minutos, por exemplo, porque depois desses 30 minutos tem outro livro esperando na fila. Desejo continuar minha piriguetagem literária apenas paquerando o próximo livro da lista mas ele vai ter que esperar a vez dele. E quando chegar a relação será intensa.

Sendo assim, estou lendo um livro por vez (na semana) e alternando ficção e não ficção. E ainda estou testando ter um dia de folga de leitura de livro para ler algumas reportagens de revistas que gosto.

Eu amo ler revistas mas confesso que não encontrava espaço para elas na minha rotina. Acho que agora vai encaixar direitinho. Pretendo também ler mais um pouco delas no final de semana. E por falar no final de semana sigo com a ideia de ter um livro para o final de semana. Vai ser aquele calhamaço ou uma série literária que sempre quis ler e não comecei ou biografias, diários de leitura e cartas.

Meu ideal é dedicar 1h30 por dia para leitura do livro da vez. 1h logo pela manhã e 30 minutos na hora do almoço. Tem gente que vai achar pouco. Tem gente que vai achar muito. Mas como disse é o meu ideal. Escolhi esse tempo mas posso ler mais ou até ler menos – o mínimo viável diário é 30 minutos. Eu optei por delimitar um tempo pensando nos cursos que estou fazendo (eu sei que você também tem uma lista de cursos comprados durante a pandemia e sem nem começar – risos). E no meu próprio trabalho que demanda também tempo de leitura. Ou seja, é bastante tempo/energia dedicado para um tipo de atividade. Não sei por aí, mas por aqui minha mente cansa.

Diário de leitura / Diário Cult

Ano passado, iniciei com o Luke, do blog e Instagram Um café com Luke, um Diário Cult – espaço para registrar nossas impressões e aprendizados sobre livros, filmes, séries, qualquer produção cultural. Eu comecei fazendo meu Diário Cult no papel, mas no meio de 2021 passei para o digital. E resolvi continuar no digital em 2022. Meu Diário Cult e também Diário de Leitura é no Notion. Tenho uma database só para os livros, que além de servir como diário, serve também como biblioteca. Estou catalogando meus livros lá. Não abandonei o Skoob, mas não faço mais nenhum tipo de registro de acompanhamento na rede. Só incluo os livros lidos.

Livros de não ficção lidos em 2021

Anotações sobre os livros lidos

Eu gosto de ler e escrever.

Se leio no físico, vou rabiscando no livro mesmo, nas margens, e às vezes colo notas adesivas. Uso marcadores de páginas (post-it) para sinalizar algumas passagens interessantes para mim. E utilizo grafite para rabiscar. Gosto de fazer alguns símbolos – coração, exclamação, carinhas – para expressar o que senti quando li determinado trecho. Também costumo fazer uma sumarização dos parágrafos – tento definir a parte com algumas palavras. Caso seja um livro de estudo, passo essas notas em formato de resumo/ fichamento para o digital

O processo descrito acima é feito mais quando leio livros de não ficção no formato físico, mas se for digital, gosto de sempre ler com o Notion aberto, na página do livro, para ir fazendo as anotações que achar pertinente e sempre seguindo a própria estrutura do livro.

Já quando é um livro de ficção, físico ou digital, às vezes, faço um diário de leitura mais livre. Também no Notion, na página do livro, coloco o dia da leitura e escrevo algumas impressões.

Não ficção no Notion
Ficção no Notion

Minha intenção é experimentar essa rotina pelos próximos 3 meses. Estou confiante que vai dar certo porque me sinto mais tranquila e confortável com a proposta. Mas é claro que mudanças e reajustes podem ocorrer. O lance é não desistir do objetivo: dedicar mais tempo à leitura em 2022.

Espalhe por aí:

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 comentários em “Minha rotina de leitura (janeiro/2022)

  1. Muito bom! Ainda não encontrei o meu ritmo de leitura, confesso que tem dias que acabo pulando e perco o ritmo. Tantos livros de áreas diversas (profissional, literatura, espiritual, estudos diversos), todas parecem ser urgentes de certa forma, daí acho que fico ansiosa e travo.

    Meus planos para esse ano é tentar estabelecer algum tipo de rotina de leitura. Gostei muito da ideia do livro de fim de semana, vou experimentar.

    Um abraço!

    • Oie, Carolina! Eu também ficava ansiosa com várias áreas e essa noção de urgência. Por isso resolvi escolher um por vez. É um teste. Tem funcionado! Sucesso por aí. Bjs!