2023 foi um ano de leituras específicas para duas áreas da vida, a docência e a pesquisa. Dessa maneira, li bastante artigos e capítulos de livros, mas consegui finalizar boas leituras de ficção e de áreas que tenho curiosidade (e me ajudam com desenvolvimento pessoal/profissional).
Vou compartilhar alguns desses livros lidos em 2023 e que recomendo para você ler em 2024 (ou quando achar pertinente). Confira a lista:
Tudo sobre o amor: Novas perspectivas (bell hooks)
Ler bell hooks é um privilégio. Em Tudo sobre o amor, a autora traz uma perspectiva crítica do que é o amor e como podemos vivê-lo em sua plenitude sem cair nas armadilhas do individualismo. bell defende o amor como a soma de carinho, afeição, reconhecimento, respeito, compromisso, confiança, honestidade e comunicação aberta. Além disso, reforça que entender o amor como vontade de nutrir o nosso crescimento espiritual e do outro deixa claro que não há espaço para comportamentos tóxicos e abusivos.
>> Tudo sobre o amor na Amazon
Seja homem: a masculinidade desmascarada (JJ Bola)
Considero Seja Homem uma leitura introdutória ao tema da masculinidade. A partir de algumas experiências pessoais, JJ Bola debate o tema levando em consideração educação emocional, mídia, redes sociais e cultura pop. O autor também reforça que masculinidade e feminilidade são construções sociais e por isso podem mudar. O primeiro passo é a consciência crítica sobre esses temas.
Herdeiras do mar (Mary Lynn Bracht)
Mary Lynn ficcionalizou a história de milhares de mulheres que foram escravizadas sexualmente durante a colonização da Coreia pelo Japão. É uma leitura forte e deixo aqui o alerta de gatilho para violência sexual. Mas vale a pena ler e conhecer um fato que foi silenciado durante muitos anos.
Bartleby, o Escrivão (Herman Melville)
Em 1853, Herman Melville escreveu um conto sobre Bartleby, o escrivão que um dia resolve que prefere não fazer o seu trabalho. Um trabalho que ele se mostrou muito apto a fazer justamente porque “sua impassividade diante de qualquer circunstância o tornava uma aquisição valiosa”, nas palavras do seu patrão e narrador da história. A partir da ousadia de Bartleby, podemos discutir trabalho, saúde mental e capitalismo. Um conto rico e ainda muito significativo.
Em busca de mim (Viola Davis)
As memórias de uma das maiores artistas vivas da atualidade, Viola Davis. Sou fã! Encontramos temas como racismo, preconceito de classe, violência doméstica mas há também amor, fé, sonhos, gratidão pela vida.
Criando um segundo cérebro: Um método comprovado para organizar sua vida digital e desbloquear seu potencial criativo (Tiago Forte)
Sei que muita gente visita o blog e me acompanha no Instagram por causa dos temas organização e produtividade. Pensando nisso, resolvi incluir nesta lista o Criando um segundo cérebro. O método PARA, criado pelo Tiago Forte, me ajudou a simplificar ainda mais meu sistema de organização e o uso das ferramentas digitais. Também me fez repensar o uso das infinitas tags que costumamos utilizar para classificar as notas digitais.
>> Criando um segundo cérebro na Amazon
E o que você leu de bom em 2023? Me indique um livro nos comentários! 😉
Fiz algumas leituras interessantes, fora da minha zona de conforto, por causa da disciplina que fiz como aluna especial. Destaque para “O acontecimento” de Anne Ernaux, “A resistência” de Jullian Fuks. Rolou também “Devoção” de Patti Smith, “Diários II” de Virginia Woolf e outras coisas.
Eu tenho “Devoção”. Pretendo ler, em breve. E sou louca para ler os diários da Virgínia.
oi, Jeniffer!
eu li Bartleby quando tava na faculdade e esse livro foi tão didático pra mim hahaha com ele minha mente explodiu na percepção de trabalho no capitalismo e desde então, nunca mais foi a mesma!
tô doida pra ler Tudo sobre o amor da bell hooks, mas ainda não rolou 🙁
um que eu recomendo pra todo mundo é A cabeça do santo, da Socorro Acioli. caso não conheça, vale muito a pena!! <3
Eu amo “A cabeça do santo”. Agora estou lendo o novo da Socorro, “Oração para desaparecer”.
Bartleby é sensacional! Leia bell! <3
Leituras incríveis e muito ricas. Quero ler todos esses livros.
Boa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Só livros ótimos! Boa semana!