Livros para quem gostou de O avesso da pele

Em março compartilhei minhas impressões sobre o livro O avesso da pele, de Jeferson Tenório, publicado pela Companhia das Letras e vencedor do prêmio Jabuti 2021, na categoria Romance Literário. 

Após a leitura, estabeleci algumas conexões com outros livros lidos. Abaixo você confere quais são os livros e se você gostou de O avesso da pele, pode gostar deles também.

O SOL NA CABEÇA (GEOVANI MARTINS)

Nos contos de Geovani encontramos  o  jovem  morador  do  morro,  o pichador, o traficante, o  maconheiro, sujeitos marginalizados pela literatura e pela sociedade. O olhar do autor sobre esses sujeitos não é de crítica, de exotismo, de sensacionalismo midiático, de preconceito, é um olhar humanizado.

Livro na Amazon*: O sol na cabeça


Leia também: [artigo acadêmico] O HOMO SACER CONTEMPORÂNEO E A NECROPOLÍTICA NO CONTO “ESPIRAL” DE GEOVANI MARTINS


OLHOS D’ÁGUA (CONCEIÇÃO EVARISTO)

Contos da literatura de escrevivência, da Conceição Evaristo. Na cena principal dos escritos da autora estão as mulheres negras que foram/são silenciadas. Aqui temos a escrita literária como um ato político. São contos intensos e emocionantes. 
Livro na Amazon*: Olhos d’água

RACISMO, SEXISMO E DESIGUALDADE NO BRASIL (SUELI CARNEIRO)

O livro reúne artigos produzidos por Sueli Carneiro entre 2001 e 2010. Alguns temas abordados: herança da escravidão; mito da democracia racial; racismo institucional; branquitude, racismo e biopoder; epistemicídio. 
Livro na Amazon*: Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil

*Você contribui com a minha produção comprando pelo meu link da Amazon.

Espalhe por aí:

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.