#LeiaBrasileiros 3 livros nacionais contemporâneos

Uma das minhas vontades literárias  é ler mais autores brasileiros contemporâneos. É fato que ainda há uma super valorização dos clássicos brasileiros – algo totalmente compreensível – mas tem muito livro bom sendo produzido no Brasil e que merece nossa atenção.

Desde que comecei a colocar em prática essa minha meta, já conheci seis novos escritores brasileiros: Marçal Aquino, Fernanda Torres, Maria Christina Monteiro de Lobato, Socorro Acioli, Raphael Montes e Eliane Brum. Separei  3 livros que mais gostei e super indico a leitura. São obras totalmente diferentes e cada uma se encaixa em um gênero literário.

–  Autobiografia: Meus desacontecimentos – a história da minha vida com palavras – Eliane Brum (Editora Leya, 144 páginas)

Eu sou uma pessoa de poucas palavras ditas, gosto das escritas. Isso me faz ser uma boa ouvinte e eu gosto de ouvir/ler o que as pessoas têm a dizer, principalmente sobre os acontecimentos das suas vidas. Em especial aqueles que me deixam mais ainda sem palavras. Aquele papo que ao final eu vou soltar algo do tipo: nossa, nem sei o que dizer! Eu li o novo livro da jornalista Eliane Brum, “Meus desacontecimentos – a história da minha vida com palavras” (Editora Leya, 144 páginas),  e foi exatamente esse o meu pensamento ao terminá-lo. >> Leia mais!

– Realismo fantástico: A cabeça do santo – Socorro Acioli (Companhia das Letras, 176 páginas)

Em “A cabeça do santo”, vamos acompanhar a saga de Samuel pelo sertão do Ceará com o objetivo de cumprir o último pedido que sua mãe, Mariinha, fez antes de morrer e encontrar a avó e o pai que nunca conheceu. Após uma longa viagem a pé, sofrendo com as surpresas do sertão nordestino, Samuel chega em Candeia – uma cidadezinha cheia de desesperança, desfelicidade e desgraça. E lá encontra uma gruta para dormir, mas quando acorda ele se depara com uma confusão de vozes femininas na sua cabeça. A gruta, na verdade, era a cabeça oca de uma estátua de santo Antônio. E as vozes, preces que as mulheres faziam para o santo. >> Leia mais!

– Romance: Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios – Marçal Aquino (Companhia das Letras, 232 páginas)

Faz um bom tempo que tenho vontade de ler esse livro do Marçal Aquino. Considero o título – Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios – pura poesia. Impactante, forte! Me fez pensar inúmeras vezes do que se tratava, de quem seria os lindos lábios, de quem seria esse grande amor. Porque um título desse só pode falar de um grande amor.

O fotógrafo Cauby narra a história em primeira pessoa. Logo no início não sabemos ao certo o que ocorreu com ele, apenas que sofreu algum trauma grande em sua vida. Marçal Aquino nos leva até o Pará e nos conta sobre o amor vivido e sofrido pelo fotógrafo Cauby. >> Leia mais!

Deixe um comentário:

Navigate