Skip to content →

Jogos Vorazes – Suzanne Collins

Jogos Vorazes, o primeiro de uma trilogia distópica YA (young adults – jovem adultos), da autora Suzanne Collins, foi lançando em 2008 e em 2012 ganhou uma adaptação para o cinema.

A história se passa em um futuro não identificado em Panem, país que se ergueu das cinzas de um lugar que no passado foi chamado de América do Norte, formada pela Capital e mais 12 distritos comandados pela Capital de forma bastante opressora, principalmente depois de uma rebelião conhecida como Dias Escuros que acabou com o 13º Distrito e deu início aos Jogos Vorazes. E é pela visão de uma moradora de dezesseis anos do Distrito 12, a destemida Katniss Everdeen, que vamos conhecer os Jogos Vorazes.

O sistema da colheita é injusto, com os pobres ficando com a pior parte. Você se torna elegível para a colheita no dia em que completa doze anos. Nesse ano, seu nome é inscrito uma vez. Aos treze, duas vezes. E assim por diante até você atingir a idade de dezoito anos, o último ano elegível, quando seu nome aparece sete vezes no sorteio. É assim que acontece para todos os cidadãos nos doze distritos em todo o país de Panem. (p. 14)

As regras dos Jogos Vorazes são simples. Como punição pelo levante, cada um dos doze distritos deve fornecer uma garota e um garoto – chamados tributos – para participarem. Os vinte e quatro tributos serão aprisionados em uma vasta arena a céu aberto que pode conter qualquer coisa: de um deserto em chamas a um descampado congelado. Por várias semanas os competidores deverão lutar até a morte. O último tributo restante será o vencedor. (p. 19)

Katniss vive com sua mãe e irmã, Primrose Everdeen, que para sua surpresa foi a sorteada para ser o tributo feminino da vez. Enlouquecida com a ideia do sofrimento de Prim e com a responsabilidade de cuidar da família após a morte do seu pai, Katniss se oferece para ir no lugar da irmã, se tornando algo que há muito tempo não acontecia nos Jogos – um tributo voluntário.

Agora parece que me tornei algo precioso. A princípio, um, depois outro, depois quase todas as pessoas da multidão tocam os três dedos médios de suas mãos esquerdas em seus lábios e os mantêm lá em minha homenagem. É um gesto antigo de nosso distrito, e raramente utilizado. Eventualmente visto em enterros. Significa agradecimento, admiração, adeus a alguém que você ama. (p. 25)

O tributo masculino sorteado foi Peeta Mellark, filho do padeiro, um rapaz o qual Katniss não tinha contato algum, exceto por uma vez ele ter dado pães para ela enquanto passava mal de fome. Como mentor, eles terão Haymitch Abernathy, o único vencedor vivo morador do Distrito Doze e que se tornou um alcoólatra. Assim, os três partem para Capital respirando medo e ansiedade. Deixando suas famílias e amigos. Katniss além de sua mãe e Prim, deixa também seu grande amigo de caçadas, Gale, rapaz que ela tem grande afinidade por terem sonhos parecidos e por lutarem juntos para manter suas famílias vivas e alimentadas.

Gale e eu nos juntamos por uma mútua necessidade de sobrevivência. Peeta e eu sabemos que a sobrevivência do outro significa nossa própria morte. Como desviar de um golpe desse? (p. 103)

Jogos-VorazesKatniss e Peeta se deparam com um mundo novo e fantástico na Capital, algo totalmente diferente das suas vidas. Um lugar que respira excentricidade, extravagância, ganância. Mas eles encontram alguns aliados – apesar de, no fundo, cada um lutar por seus interesses. E precisam encarar a realidade crua dos Jogos Vorazes. A partir do momento em que eles começam a fazer parte do jogo, sobreviver é o verbo principal. Lutam contra os adversários e o medo de morrer e matar.

Mas é fato: a partir do momento que Katniss se voluntariou para ser tributo no lugar da irmã, tudo muda e o poder que a Capital acredita ter é ameaçado. É preciso coragem para se jogar em uma arena em que apenas um sobreviverá. Katniss fez isso por amor e acabou lançando olhares de esperança e agradecimento em volta dela.

Não posso demonstrar fraqueza com esse ferimento. Principalmente se preciso de ajuda. Pena não traz ajuda alguma. Já admiração diante de sua recusa em se entregar pode trazer. (p. 163)

Suzanne Collins nos apresenta uma narrativa distópica que traz algo dos antigos gladiadores. Humanos lutando contra humanos e sendo entretenimento para outros humanos. O passado em um futuro mais cruel. É inevitável não simpatizar com Katniss e sua total humanidade, pois além de ser uma garota corajosa, apaixonada pela família, possui seus defeitos e medos, seu orgulho e a falta de confiança no mundo e em tudo a sua volta.

Era necessário entrar no jogo para sobreviver e os tributos do Distrito 12 não só entraram como mudaram a história dos Jogos Vorazes. Desafiaram a sorte e a Capital. E acenderam a chama de esperança em toda Panem.

Publicado em Literatura

Comentários

Deixe um comentário: