Organização 2024

Olá para você que ainda lê blogs… 😉

Estamos nos despedindo de 2023. E é o momento de retrospectivas, observar o que deu certo, fazer aquela listinha de desejos e metas para o próximo ano. Hoje eu estou aqui para compartilhar como será minha organização em 2024.

– Por todo ano, Jeniffer?

– Deus proverá! 😀

Planner impresso

O planner escolhido para 2024 foi um modelo vertical da Meg & Meg. Quis um planner físico porque quero planejar minha semana com atenção e definir dias específicos para realizar algumas tarefas. Percebi que fazer desse modo e no papel me ajuda a não adiar tanto algumas demandas.

Gostei do planner da Meg & Meg porque ele tem umas páginas extras. Isso me permitiu levar para o papel meu planejamento e intenções de 2024, o que deixou o processo mais gostoso de fazer – usei minhas canetas coloridas e adesivos. O modelo escolhido também tem espaço para resumos do mês e do ano. Resumos são registros que gosto de manter para lembrar das coisas boas e importantes que aconteceram ao longo do ano.

>> Veja um vídeo no meu Instagram <<

Diário de 7 anos

Ainda sobre registro de coisas boas e importantes, vou seguir com o diário de 7 anos. Estou no segundo ano e já vejo o quanto essa ferramenta tem sido de grande relevância para autoconhecimento, gratidão e reflexão sobre a vida.

>> Diário 7 anos na Amazon <<

Diário

Um caderno simples, de qualquer modelo, sem muito padrão, apenas para escrever quantas vezes achar necessário no dia, na semana, no mês. Essa ferramenta tem um objetivo mais terapêutico. Escrevo sobre meus dias, emoções e acontecimentos. E sempre volto ao final do mês para reler o que escrevi e refletir sobre tudo (com ajuda da terapia).

>> Caderno Tilibra na Amazon <<

Google Agenda

Mesmo com o planner, mantenho uma agenda digital. Não troco por nada devido a facilidade em acessar e atualizar sempre. De modo geral, eu utilizo o Google Agenda para anotar os eventos com data e hora, compromissos fixos, prazos finais, cronogramas e lembretes recorrentes.

Notion

Notion é a ferramenta em que gerencio meus projetos e mantenho minhas anotações digitadas de trabalho e pesquisa (fichamentos, resumos).

GoodNotes

Vou usar o GoodNotes para manter meus cadernos digitais. Talvez aqui esteja a grande mudança e a aposta para 2024. Estou me desafiando a utilizar mais o iPad e as anotações digitais no GoodNotes (pela possibilidade da escrita à mão com a Apple pencil). Em 2024, terei uma rotina mais fora de casa, dessa forma ter todas as minhas anotações em um único espaço é uma possibilidade sensacional. Aquela história: “Preciso de vários cadernos, mas não dá para subir e descer com vários cadernos. Então eu vou ter vários cadernos mas em um só lugar – iPad/Goodnotes”. Já estou testando e sigo firme com a ideia.

Os métodos que orientam o uso dessas ferramentas são, principalmente, Bullet Journal e GTD. Além das ferramentas citadas, utilizo Google Drive, OneDrive e Evernote para arquivar documentos e materiais de referência.

E como você está se preparando para a chegada de 2024? Me conta nos comentários! 😉

Espalhe por aí:

Deixe um comentário:

9 comentários em “Organização 2024

  1. Amei o post! Vou ver se consigo fazer um assim também no meu blog contando como vou me organizar.

    Acho que no fim das contas sigo com essas demandas:
    – Um lugar pra planejar (planner)
    – Um lugar pra escrever livremente (caderno para diário)
    – Um lugar pra guardar as memórias do ano (Mandala Lunar)
    – Um lugar pra guardar ideias criativas e aprendizados… (caderno criativo da Cícero tamanho A5)

    Eu estou com essas categorias (até agora) e acho que já tenho o sistema todo fechadinho.. mas como você disse, “Deus proverá” hahaha (me identifiquei demais).

    Acho que as anotações digitais, no meu caso, ficam mesmo no UpNote (consigo usar a Apple Pencil nas notas quando quero, então essa é uma super vantagem!)

    • Já quero ver o seu post!
      E Deus no comando kkkkk
      Bjs

  2. Acho que nunca comentei aqui mas leio sempre. Em 2024 vou usar: 1) google agenda para compromissos; 2) agenda física permanente de 1 dia por página para controle financeiro, planejamento de aulas e metas do mês; 3) bullet journal para planejamento do ano em geral, reflexões mês a mês e notas do que leio e gosto (quase um commonplace book), 4) Trello para projetos em andamento, incubados etc.

    • Olá, Camila! Boas escolhas! Que 2024 seja um ótimo ano para vc!

  3. Por aqui, o sistema vai ser bem parecido. Um planner semanal se bolso que vou usar para registrar o que foi importante no dia em uma frase ou parágrafo; um planner diário para o registro diário; um planner argolado que vai ser o principal com vários tipos de registros, listas, etc; e, por fim, meu diário, é claro. Fora isso, tem as ferramentas do google, notion e obsidian (comecei a usar agora). Tudo isso com base no GTD, zettelkasten, 2º cérebro, ou seja, sempre incorporando aquilo que dá certo.

    • Depois vai contando sobre o obsidian!
      Um ótimo 2024 para vc e família!

  4. Organização é tudo. Obrigado por compartilhar todas essas plataformas. Tem para todos os gostos.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

  5. Sou doida por um planner da Meg & Meg, adorei o seu! E não conhecia o diário de 7 anos, fiquei muito curiosa pra saber como funciona.

    Por aqui vou continuar com o Notion, que eu sou completamente viciada e tenho minha vida toda organizada por lá haha. E também meu diário físico, costumo comprar o caderninho pela Colab 55, amo os de lá, e amo poder escolher uma arte diferente, de artistas independentes, a cada ano.

    Feliz 2024!!!

    http://meumuseuparticular.blogspot.com.br/

    • Feliz 2024!
      Já tem post aqui no blog sobre o diário de 7 anos. É uma ferramenta ótima!