Skip to content →

Entre Nós – um drama brasileiro sobre amadurecimento

capa_filme_entre_nosOs holofotes do cinema brasileiro nos últimos tempos estão sempre voltados para as comédias, mas alguns dramas merecem atenção do público e um deles para mim é o filme Entre Nós, produzido por Paulo e Pedro Morelli, e que foi lançado em 2014.  No elenco temos jovens atores que marcaram uma geração: Caio Blat, Carolina Dieckmann e Paulo Vilhena. Além de Maria Ribeiro, Julio Andrade, Martha Nowill e Lee Taylor.

Esses atores formam um grupo de amigos que, em 1992, viajam para a casa de campo de Silvana (Maria Ribeiro), na Serra da Mantiqueira. O clima é de total descontração com muita música, bebida, namoro e azaração. No meio disso tudo, eles têm a ideia de escrever cartas, enterrá-las e só abri-las dez anos depois.

Em mais uma tarde total good vibes, a bebida acaba e Rafa (Lee Taylor) resolve que vai até a cidade comprar. Felipe (Caio Blat) decide ir com ele porque Rafa bebeu demais. Os dois são escritores e estão escrevendo durante aqueles dias seus primeiros romances. Há uma enorme curiosidade de Felipe pelo livro do Rafa. E para que o amigo deixe ele dirigir, Rafa deixa Felipe ler o novo final do romance. Ao que tudo indica, Rafa conseguiu escrever um livro excelente e os dois seguem empolgados rumo à cidade, mas no meio do caminho acontece um trágico acidente que, infelizmente, resulta na morte de Rafa.

entrenos4_alta_0

Dez anos depois, conforme planejado, os amigos se reúnem na casa de campo para abrir as cartas enterradas. Mas eles não são mais os mesmos. O tempo passou e a tragédia havia marcado a vida de cada um de maneira diferente. O que pode ter mudado na vida deles? Os amores permaneceram? Alcançaram o sucesso profissional e pessoal? Realizaram os desejos que haviam escrito nas cartas?

Meu queridos companheiros de fumo e de cana,
Em dez anos talvez não sejamos mais tão próximos, mas espero que esse momento esteja tão repleto de carinho e sacanagem quanto nossos dias neste presente que nos parecerá, talvez, tão distante.
Só torço para quando me olhar no espelho ainda me reconhecer.
Quem vamos encontrar? Teremos mudado o mundo ou o mundo a gente?
E se mais uma vez, uma pedra fizer de três amigos um só, então serei de novo um menino, um menino cuja a infância se mistura com o desejo, salvando um pássaro como a si mesmo, puro, ingênuo, quase homem.
Que puta saudade do que somos!

Rafa

Ficamos comovidos com a morte de um jovem promissor e, ao mesmo tempo, curiosos para saber como o tempo passou na vida dos que ficaram. Em 2002, o clima jovial e descontraído, ganha um ar mais denso, em que expectativas foram frustradas e sonhos não realizados. Ao mesmo tempo em que lembranças, desejos e segredos antigos reaparecem.

Entre Nós é um drama brasileiro sobre amadurecimento que surpreende, apesar da história ser um pouco previsível. O filme marca por apresentar personagens complexos e os dramas de uma geração que sonhava com sucesso profissional e pessoal. Além de ter trilha sonora e fotografia excelentes.

Publicado em Filmes

Comentários

Deixe um comentário: