Publicado no Brasil em 2015 pela Editora Jangada, #GirlBoss é uma autobiografia de Sophia Amoruso, fundadora, CEO e diretora criativa da Nasty Gal, loja virtual que começou no eBay e chegou a valer mais de 100 milhões de dólares. Sophia nos conta como foi a sua trajetória para se tornar um case de sucesso, ao mesmo tempo em que dá dicas de empreendedorismo e reflete sobre autoconhecimento.
Antes de tudo, vale explicar o verdadeiro significado de ser uma GirlBoss. E ninguém melhor do que a própria Sophia para explicar:
Se você ainda não é, eu espero que você queira ser uma GirlBoss. E isso não está relacionado apenas a empreender, mas em ser o que gosto de chamar de “dona da própria vida.”
A vida é curta. Não seja preguiçosa.
Sim. Para a procrastinação e vai de cabeça atrás dos seus objetivos e planos.
A hora é agora. O momento é já!
Seja responsável pela própria vida
Não espere ninguém tomar decisões por você. Assim como seja responsável pelos seus atos e escolhas. Você está onde está porque escolheu e chegou até aí. E a mudança só vai acontecer quando você tomar uma decisão.
Seja seu próprio ídolo
Evite comparações. Se for para comparar, se compare com o seu “eu” de ontem. E ao invés de focar na vida de outra pessoa, foque na sua. Cuide de você.
Abandone qualquer coisa da sua vida e dos seus hábitos que possam estar prendendo você
Más influências. Maus hábitos. Rodei-se de boas energias. Adquira hábitos benéficos.
A ação favorece a sorte
Shonda Rhimes já disse que precisamos ser realizadores, ao invés de só sonhadores. Lutadores, ao invés de apenas sortudos. E Sophia pensa da mesma maneira. A partir do momento que você corre atrás do que deseja, a probabilidade da sorte e sucesso baterem na sua porta é bem maior.
…quando você acredita em você mesmo, as outras pessoas também acreditam em você.
Peça
Não tenha receio de pedir ajuda. Não vamos conseguir realizar tudo sozinho. Peça ajuda, peça paciência, ou até mesmo um ombro amigo.
Você não recebe o que não pede.
Aprenda a administrar seu dinheiro
Preciso mesmo falar alguma coisa? Saber administrar dinheiro é ter a certeza de dias calmos. Vamos dormir tranquilos sem pensar nas dívidas e contas a pagar.
Não gaste mais dinheiro do que você tem.
Controle seus pensamentos
Tudo começa através de um pensamento. E se começarmos já pensando que nada vai dar certo, aí é que não vamos pra frente mesmo. Foque no positivo!
…nós controlamos nossos pensamentos e os nossos pensamentos controlam nossa vida.
Não se preocupe demais com o que os outros pensam de você
Você é quem você é, então, acostume-se com isso.
Saiba sempre ajustar
Sophia fala sobre o poder do incremento, que é você saber se ajustar aos problemas que vão surgir ao longo da sua caminhada. Podemos chamar também de resiliência. Outro conselho é lembrar sempre que tudo bem se você não acertar de primeira. É só você colocar em prática o poder do incremento e partir para uma nova tentativa.
Conheça você mesma e suas fraquezas
Autoconhecimento é tudo. Quando a gente se conhece fica mais fácil saber até onde podemos ir sozinhos, em que momento vamos precisar de alguma ajuda, não vamos nos preocupar com o que os outros pensam e vamos nos aceitar do jeito que somos.
Tenha certeza do que sabe e seja humilde em relação ao que não sabe
Passe confiança em relação ao que você sabe. Coloque verdade no que você faz. E saiba ser humilde para aceitar suas fraquezas e, assim, pedir ajuda. É melhor assumir que não sabe, do que deixar de realizar algo com medo de expor uma fraqueza.
Seja #GirlBoss ou #DudeBoss da sua vida! 😉
- A Netflix lançou em abril a série inspirada na história da Sophia. Todos episódios já estão disponíveis. A produção dividiu opiniões. Ainda não tive a oportunidade de ver, mas assim que assistir conto o que achei aqui.
Não perca as próximas dicas:
Espalhe “Dicas para ser uma #GIRLBOSS” por aí! 😉
Eu li o livro e não pretendo assistir a série.
Achei as dicas do livro maravilhosas, dá muita inspiração *-* queria ter na cabeceira da cama!
Com amor,
♥ bruna-morgan.blogspot.com ♥
Cada dia que passa eu vou empurrando a série pro fim da lista.
hahahaah
Mas o livro é bem bom mesmo!
bjão
Depois da série bem NHÉ eu to bem assim de ler o livro. Ela faz muita coisa errada manoooo =O
Chell, o livro eh bom! Tem umas dicas bem legais.
A série ainda não vi e cada dia ela vai passando mais pro final da lista. Hahaha
Bjão
Excelente Dicas !!! Estou adorando visitar e ler os posts deste blog, sempre tem novidade e ótimas…
Parabéns !!!
Obrigada, Andressa.
Volte sempre! 😉
Sempre quis ler este livro, pensando seriemente em compra-lo.
Eu sempre me saboto com uma mania, muit feia, de autosuficiência e individualismo que tenho, acabo sempre sobrecarregada ://
Vale a leitura, Allana!
Agora que você identificou isso, trabalhe para melhorar.
bjão
assisti a série e não gostei da personalidade da sophia, apesar de ter curtido a série em si. fiquei na dúvida sobre ler ou não o livro, mas acho que vou acabar lendo sim, hahah. adorei o post, ficou muito inspirador ♥
Eu estou meio com o pé atrás com a série. Tanta gente não gostou :/
Mas o livro é ótimo!
Leia!
Bjão
Pingback: 8 livros inspiradores