Dicas para ler mais

Já falei aqui várias vezes, mas vou repetir: ler é hábito.

Um hábito que ajuda a enriquecer sua vida em vários âmbitos: interpretação, escrita, comunicação oral, senso crítico. Fora aquela sensação prazeirosa de finalizar um bom livro. Ler engrandece a vida.

E se você ainda não conseguiu implementar esse hábito, eu vou dar pequenas dicas que já usei e ainda uso no meu dia a dia para não deixar de lado a leitura.

 

1 – Escolha o momento da leitura

Avalie sua rotina e defina um momento para ler. Leve esse momento a sério. Fique longe de distrações – internet, celular, televisão, barulho. Aconteça o que acontecer, naquela hora e local, você estará em um relacionamento sério com a leitura.

2 – Tenha sempre um livro por perto

Seja livro físico ou digital, tenha sempre opções de leitura. Caso uma não te agrade, vá imediatamente para outra.

3 – Desapegue e leia e-books

Sou defensora dos e-books. Foque mais na narrativa do que no formato e embarque na leitura digital. Com um clique você pode ter em suas mãos qualquer livro que desejar. E isso é maravilhoso!

4 – Participe de Clubes de leitura

Seja na escola, faculdade, bairro, igreja, centro ou através do Facebook, participe! Monte o seu com os amigos. Ler e compartilhar experiências de leitura tornam os dias mais felizes.

5 – Estipule meta diária de páginas lidas

Se comprometa a ler TODO DIA uma quantidade X de páginas, não importa se no ônibus, metrô, hora do almoço, recreio, ou antes de dormir. Comece com 10 páginas e observe o seu ritmo de leitura para aumentar aos poucos a meta.

6 – Organize a sua lista de leitura

Organize sua lista de leitura para saber sempre qual será o próximo livro a ser lido. Coloque todos os títulos que deseja ler e vá escolhendo o próximo. Ou se preferir, deixe a sorte escolher e faça sorteios. Ou se pergunte: o que eu preciso hoje? Drama, emoção, suspense, amor, alegria, conhecimento, palavras de conforto? E escolha sua próxima leitura!

Espalhe “Dicas para ler mais”por aí! 😉