Conselhos de Oprah Winfrey no livro O que eu sei de verdade

Oprah Winfrey é uma mulher admirada no mundo todo. Fez sucesso com o seu talk-show The Oprah Winfrey Show, programa com maior audiência na televisão americana por vinte e cinco anos. Foi indicada ao Oscar por sua interpretação no clássico A cor púrpura. Ou seja, além de apresentadora, é atriz, e atualmente tem um canal de TV, o Oprah Winfrey Network, que produziu em 2016 o sucesso Greenleaf. Essa mulher é retada, como dizemos aqui na Bahia.

A apresentadora nasceu no Mississipi (EUA) e teve criação religiosa na Igreja Batista, mas a infância e juventude de Oprah não foram períodos fáceis. Ela sofreu abusos na infância, fugiu de casa aos 13 anos, e passou por uma gravidez complicada por volta dos 15 anos, o que levou a perder a criança após o nascimento. Hoje, além de ser conhecida por sua carreira de sucesso, Winfrey também é ativista dos movimentos negro e feminista. E mantém a Oprah Winfrey Leadership Academy for Girls, uma escola para garotas sul-africanas.

Em 2014, Oprah publicou o O que eu sei de verdade, que chegou ao Brasil pela Editora Sextante. O livro traz reflexões da apresentadora sobre o que ela sabe de verdade em relação aos relacionamentos amorosos, família, autoestima, medos, fracassos e superação. São textos escritos com base em sua experiência pessoal e em tudo que ouviu e viu ao longo dos anos. Além de reflexões, as palavras da autora soam como conselhos para ter uma vida melhor e com mais propósito.

Conselhos de Oprah Winfrey:

O que eu sei de verdade é que cada dia nos traz uma chance de respirar fundo, chutar os sapatos para longe, sair e dançar– viver livres de arrependimentos e com o máximo de alegria, diversão e risos. Você pode entrar no palco da vida dançando de cabeça erguida e viver da maneira que sabe que seu espírito deseja ou pode ficar sentado em silêncio contra a parede, escondido na sombra do medo e da insegurança.
“O maior benefício de decidir encarar a sua mortalidade sem medo está em reconhecer que, como vai morrer, você precisa viver o agora. O fracasso ou o sucesso está sempre em suas mãos– é você quem tem a maior influência sobre a própria vida. Sua jornada começa com a decisão de se levantar, sair e viver plenamente.”
Compreensão, informação, conhecimento, inspiração, força: tudo isso e muito mais pode ser transmitido por um bom livro.
“Meu principal objetivo na vida, o mais importante de todos, é permanecer conectada ao mundo espiritual. O que eu sei de verdade é que todo o resto se resolverá sozinho. E minha prática espiritual número um é tentar viver no presente… resistir à tentação de planejar o futuro, ou lamentar erros do passado… sentir o verdadeiro poder do agora. Este, meus amigos, é o segredo para uma vida feliz.”
O que eu sei de verdade é que curar as feridas do passado é um dos maiores e mais recompensadores desafios da vida. É importante saber quando e como você foi “programado”, para que possa mudar a programação. Fazer isso é responsabilidade sua e de mais ninguém. Esta é uma lei irrefutável do Universo: cada um de nós é responsável pela própria vida. Se você está delegando sua felicidade a outra pessoa, está perdendo o seu tempo.
“E, quando for enfrentar aquilo que teme, você deve ter certeza de que o seu maior desafio pode– se você estiver disposto e aberto a isso – lhe trazer sua maior força.”
somos todos artistas de nossa própria vida– e que podemos usar quantas cores e pinceladas desejarmos.
“Qualquer coisa pode ser um milagre, uma bênção, uma oportunidade, se você decidir ver dessa forma.”
Então, aprender a ver as lições, os erros e contratempos como degraus para o futuro é um sinal claro de que você está seguindo na direção certa.
“Só anos mais tarde compreendi que não poderia encontrar o amor e a aprovação que desejava fora de mim mesma.”
Sentir-se grato o tempo todo não é fácil. Mas é justamente quando você se sente menos grato que mais precisa daquilo que a gratidão pode lhe dar: perspectiva. A gratidão pode mudar qualquer situação. Ela altera suas vibrações, transformando sua energia negativa em positiva. É a maneira mais fácil, mais rápida e mais poderosa de causar mudanças em sua vida– se sei de alguma coisa de verdade, é isso.
“Quando você foca no que há de bom na sua vida, cria mais coisas boas.”
Sem dúvida, vivemos em uma cultura obcecada pela juventude, que nos diz constantemente que, se não somos jovens, radiantes e “gostosos”, somos irrelevantes. Mas eu me recuso a engolir uma visão tão distorcida da realidade. E jamais mentiria sobre minha idade ou a negaria. Fazer isso significa contribuir para um mal disseminado em nossa sociedade: querer ser algo que você não é.
“Palavras são totalmente inadequadas. Espiritualidade não é religião. Você pode ser espiritualizado sem depender de um contexto religioso. O oposto também se aplica: você pode ser muito religioso e não ter nenhuma dimensão espiritual, apenas doutrinas.”
O que eu sei de verdade é que ter as melhores coisas não equivale a ter a melhor vida. Quando você se liberta do desejo de consumir, não tenha dúvida de que está no caminho certo.
“O maior benefício é ter mais energia para tudo; o controle do peso é um bônus. O que eu sei de verdade é que cuidar do seu corpo, sejam quais forem as circunstâncias, é um investimento– e o retorno não tem preço.”
No entanto, eu sei que deixar as coisas partirem abre espaço para outras entrarem. Isso vale para nossa relação não só com sapatos, mas com tudo. Fazer uma limpeza na casa– literal e metaforicamente– é uma ótima maneira de revigorar as coisas.
“Torne-se a mudança que quer ver no mundo– este é meu lema de vida. Em vez de depreciar, edifique. Em vez de demolir, reconstrua. Em vez de enganar, ilumine o caminho para que todos possamos chegar mais longe.”
Faça o melhor, aconteça o que acontecer, e não terá motivos para ser duro consigo mesmo, para sentir culpa ou vergonha. Viva de modo que, ao final de cada dia, você possa dizer: “Fiz o melhor que pude.” É isso que significa alcançar a excelência na importante tarefa de viver a melhor vida possível.
“Você conduz sua vida; não é conduzido por ela.”

Espalhe “Conselhos de Oprah Winfrey no livro O que eu sei de verdade” por aí! 😉

6 Comentários

    • Jeniffer Geraldine Reply

      Quero muito ver esse filme, Thami.
      bjão

  1. Jeni,desde que vi a citação e a foto no teu insta fiquei bem curiosa e ai fucei achei o livro e li ele numa sentada só e agora pronto to apaixonada nessa mulher. Obrigada por me apresentar a esta obra, e fiz igual a você sai marcando o livro todo, haha.
    Beijão

    • Jeniffer Geraldine Reply

      Oprah é maravilhosa!
      Vou trazer mais post sobre ela aqui pro blog.
      bjão

  2. Que história de vida! Tô chocada, nunca tinha parado para conhecer a vida dela e estou impressionada com a força que ela teve que ter para conduzir a própria vida. Já quero ler esse livro também! Acho que você devia fazer uma listinha com todos esses livros maravilhosos que você vai lendo para ficar mais fácil de acompanhar 🙂
    Mais um livro para a lista!

    • Jeniffer Geraldine Reply

      Eu gostei muito de saber um pouco mais da vida da Oprah.
      hahahaa livros inspiradores!
      já fiz uma lista, mas em breve vou atualizar.

Deixe um comentário:

Navigate