Conheça escritores baianos através do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro

Em fevereiro aconteceu o lançamento da Coleção do Selo João Ubaldo Ribeiro – Ano I, prêmio literário realizado pela Prefeitura Municipal de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos.

O Selo tem como objetivo incentivar a produção literária na cidade e dar oportunidade a novos escritores. Visa, também, estimular a leitura, doando as obras para cada biblioteca pública de Salvador e da Bahia. Além disso, cada estado do Brasil também será contemplado com a coleção. A Academia de Letras da Bahia, o Gabinete Português de Leitura, as embaixadas dos países lusófonos também receberão exemplares, permitindo ampla divulgação dessas produções, bem como acesso à população, que poderá fazer consultas e leituras nesses locais. A ideia é levar nossos escritores para além das fronteiras da cidade, do estado e do país! Após o lançamento, coleção estará disponível na versão virtual, através do site da Fundação Gregório de Mattos.

O prêmio contemplou um autor para as seguintes categorias: conto, crônica, dramaturgia, literatura infantil, poesia, romance, republicação e jovem autor inédito. Iniciativas como essa são importantes para os autores e também para os leitores. Ficamos muitas vezes presos aos lançamentos das grandes editoras e assim deixamos de conhecer novos nomes e ter boas surpresas.

Já baixei!

Alguns títulos me chamaram atenção e já fiz o download. Vou ler em breve e comentar no blog.

CRONICAS_HIPERMODERNASCRÔNICAS HIPERMODERNAS – Mar Zalez

O livro reúne uma seleção de crônicas que possuem temas diversos, indo desde os mais leves, que fazem rir, aos que emocionam, relatando pequenos dramas diários. As narrativas privilegiam o momento presente e os fatos ocorridos em Salvador, contando com textos elegantes e ricos em detalhes inusitados, somente visíveis aos olhos da cronista.

Márcia Raquel Carvalhal Gonzalez

Também conhecida como Mar Zalez, a autora é doutora em Análise de Discurso pela Faculdade de Letras pela UFBA. Atualmente, trabalha em diversos projetos editoriais científicos e literários inéditos.

PARTISTEPARTISTE – Paulo Henrique Correia Alcântara

A obra fala sobre as relações de amor, saudade e sofrimento que vivem integrantes de uma família. Contextualizada na metade dos anos 1970, na cidade de Livramento de Nossa Senhora  – BA, tem como personagem principal uma mãe de quatro filhos (Jairo, Brás, Cecília e Dolores), que trabalha com bordados e é casada com um caminhoneiro. O primogênito Jairo viajou para São Paulo e, desde então, parou de dar notícias, o que deixou a sua mãe desconsolada. Assim, a matriarca pede à filha Cecília, jovem professora, que escreva a rotina diária da família para que Jairo possa saber em algum momento como foram os dias que passaram durante sua ausência. Tempos depois, o marido morre em um acidente de trânsito, e os filhos gradativamente vão embora da cidade. O que os conecta são as cartas que eles escrevem entre si, reforçando os laços afetivos e diminuindo a distância entre os familiares.

Paulo Henrique Alcântara

Dramaturgo, encenador e professor da Escola de Teatro da UFBA. Doutor em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA e graduado em Jornalismo pela mesma universidade. Ensinou no curso de Artes Cênicas da Faculdade Social da Bahia, no Liceu de Artes e Ofícios da Bahia e no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Dirigiu diversos espetáculos, alguns baseados em peças de sua autoria, como Lábios que Beijei, Bolero, Beto e Bianca e Partiste. Ganhou Prêmio Braskem de Teatro nas categorias Melhor Autor e Melhor Montagem do Ano (1999) e Melhor Autor (2011).

O_CIRCO_DA_ALEGRIAO CIRCO DA ALEGRIA, A SEMENTE DA FELICIDADE – Maria Betânia dos Santos

Barriga, um rapaz magricelo de 17 anos, sai do sitio onde mora depois de uma terrível seca e da morte de seu avô. No caminho, encontra alguns animais abandonados, então decide se vestir de palhaço, criar um circo, dando-lhe o nome de Circo da Alegria, e percorrer o Brasil. Certo dia, a trupe chega ao Arraial da Tristeza, um povoado desolado e sombrio. Foi lá que receberam a visita de um misterioso velhinho que lhes deixou um saquinho de sementes misteriosas e sugeriu mudar o nome do local para Arraial da Alegria. Se assim fizessem, teriam suprimentos para as viagens, carroças novas e a realização de um desejo para cada membro do grupo.

Maria Betânia Alves dos Santos

Graduada em Administração de Empresas, estudou língua alemã e tem paixão por livros. Publicou seu primeiro livro de poesia em 1998, intitulado Coração Suburbano. Entre 2012 e 2013,escreveu cinco livros: Entre Cães e Gatos; Índios Bares: Os Piratas na Floresta; O Circo da Alegria, Bela Akanke Adebomi; O Sapato do Saci e o Portal de Fogo (livro I da trilogia Amuleto Sagrado).

O_SANGUE_E_AGRESTEO SANGUE É AGRESTE: OS LIVROS DO SERTÃO – Ian Fraser Lima

Faroeste baiano, inspirado nas obras de Glauber Rocha, Sérgio Leone e John Ford. Conta a história do delegado Jeremias Callado, que um dia acordou desmemoriado no meio de um deserto seco e sem vida, quando foi resgatado por dois alferes de um pequeno vilarejo chamado Serendipidade. Ao chegar ao povoado, Jeremias descobre que sua caravana foi atacada pelo bandido conhecido como Severino Um-Tiro, que por anos vaga pelo estado aterrorizando e matando todos que cruzam seu caminho. Sedento por vingança, o delegado decide seguir o jagunço, mas, por uma série de motivos, se vê obrigado a assumir as rédeas da justiça local.  As decisões do estado de Caron (uma reimaginação do estado da Bahia entre os séculos XIX e XX) são, em sua maioria, ignoradas pela jurisdição do vilarejo. A obra faz recria cenários de eventos importantes da história brasileira, a exemplo das guerras do Paraguai e Uruguai, Revolta dos Alfaiates, Abolição da Escravatura, queda do Império e Guerra dos Canudos.

Ian Fraser Lima

Graduado em Comunicação Social com ênfase em Cinema e Vídeo pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), professor de vídeo no Colégio Anglo-Brasileiro e editor profissional de imagem e vídeo. Iniciou como roteirista e agora desenvolve carreira de romancista.

Conheça todos os vencedores e baixe os livros:

O_SANGUE_E_AGRESTE PARTISTE CANUDOS_A_LUTA ALZIRA_ESTA_MORTA A_DEVOCAO_DO_DIABO_VELHO O_CIRCO_DA_ALEGRIA MAR_INTERIOR CRONICAS_HIPERMODERNAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você pode gostar também de

Deixe uma resposta