Como uso o iPad na minha rotina

Um dos dispositivos que sempre aparece nas minhas fotos e também nos stories é o iPad.  Por conta disso recebo mensagens perguntando sobre como uso. E já quero logo dizer que ele sempre aparece porque realmente é um dispositivo que faz parte do meu dia a dia. Ele não está ali só para fazer pose.

Eu nunca tinha feito um conteúdo com foco apenas no iPad porque sei que ele não é um aparelho acessível para todos. É algo que demanda um investimento alto. Ainda mais se você quiser adquirir caneta, teclado, uma boa capa. Mas os modos de uso que vou compartilhar podem ser adaptados para qualquer tablet, de qualquer marca.

Eu optei por investir no iPad porque tenho outros produtos Apple e eles se comunicam de forma rápida. E isso facilita muito no dia a dia. Para você ter uma noção, o iPhone pode tocar lá na cozinha e eu posso atender a ligação no iPad ou no Macbook no homeoffice. Abri esse parênteses para dar uma breve contextualizada de porquê iPad e não outro tablet.

Quem me acompanha há algum tempo sabe que costumo me dividir entre duas cidades. E já chegou momentos de que viajei apenas levando o iPad, teclado e caneta. Só levo o Macbook caso eu precise fazer algum trabalho com período longo. E que eu precise também fazer alguma apresentação em vídeo. O meu modelo de iPad não é o PRO (tela maior) e para algumas atividades prefiro tela maior e o conforto de uma mesa de trabalho adequada, principalmente por conta da ergonomia.

E já aproveito que toquei no assunto e digo que eu não acredito que o iPad possa substituir um notebook ou computador de mesa. Para mim qualquer atividade de longo período é bom fazer em um espaço adequado. Acredito que o iPad (ou qualquer tablet) é como um dispositivo de apoio e para atividades de curto período. Mas vai do estilo de vida e trabalho de cada um.

MEUS MODOS DE USAR O IPAD NA ROTINA

  1. ESTUDOS

Utilizo o aplicativo GoodNotes para ler e anotar em pdfs. Assim como também quando quero escrever à mão mas não no papel físico por não estar com o caderno na hora, utilizo o aplicativo junto com a Apple Pencil.

Já  fiz commonplace book, caderno de rascunhos, caderno de planejamento. E o GoodNotes te dá a opção de exportar as páginas em formato pdf. Algo que uso bastante para poder arquivar o material no meu Evernote.

E por falar em Evernote, gosto muito de fazer fichamentos digitados na ferramenta. E costumo usar o iPad para isso. Divido a tela do iPad entre o Kindle e o Evernote. E vou lendo no Kindle fazendo anotações no Evernote.

Mas, Jeniffer, você pode fazer notas no aplicativo Kindle. Sim, posso. E por usar o aplicativo Kindle no iPad a tela fica um pouco maior e tenho mais espaço para digitar.

O uso do Evernote nesse processo de anotações é algo mais pessoal mesmo. Meu processo de leitura de livro envolve escrita. Então eu gosto de ter uma página/espaço em branco do lado para fazer anotações das conexões malucas que surgem na minha cabeça durante uma leitura.

Já que falei de leitura, eu utilizo bastante o aplicativo Kindle e também o iBooks para ler no iPad. Para esse processo de estudo, acabei investindo também em um teclado e na Apple Pencil.

  1. TRABALHO

Meu trabalho está muito relacionado a escrita, pesquisa, leitura e produção audiovisual. Tenho todos os aplicativos necessários para realizar as etapas da minha produção no iPad: ferramentas Google, GoodNotes, Evernote, Word, Photoshop, Lightroom, Canva, iMovie, Inshot, CapCut. Assim como as redes sociais: Instagram, YouTube, Pinterest.

Música faz parte do meu dia a dia tanto no lazer quanto no trabalho. Eu sempre estou ouvindo algo no Spotify mesmo no momento de produção. Então o iPad costuma ficar em cima da minha mesa de trabalho com o Spotify aberto tocando alguma playlist favorita (geralmente é Lo-Fi Brasil ou MPB).

Tenho também utilizado aplicativos de comunicação, principalmente o Telegram que tem aplicativo próprio para iPad. O WhatsApp é possível acessar pela web. Então acesso pelo Safari. A página já fica nos favoritos. E já participei de vídeos chamadas pelo Teams e Google Meet utilizando os aplicativos para iPad.

  1. LAZER EDUCATIVO

Comentei que leio no Kindle e no iBooks. Leio também revistas no aplicativo GoRead e jornais no aplicativo HUBE. Uso o aplicativo Feedly para ler sites e blogs que gosto de acompanhar. E também o Evernote para ler os conteúdos que seleciono no Webclipper.

  1. ENTRETENIMENTO

No iPad tenho todos os aplicativos dos streaming que tenho assinatura. Costumo usar o iPad para colocar um episódio de série enquanto cozinho, por exemplo. O mesmo acontece com o YouTube, separo um vídeo e enquanto cozinho ou lavo os pratos, vou ouvindo de plano de fundo. Gosto também de levar o iPad para cama para ver algum episódio de série antes de dormir. Uso para jogar. Amo os joguinhos de restaurante e também sou fã de buraco (jogo de cartas). São meus passatempo favoritos.

  1. ORGANIZAÇÃO

Todos os principais aplicativos que utilizo no meu sistema de organização também estão no iPad: Google Agenda, Gmail, Evernote, Trello, Google Drive.

  1. ATIVIDADES FÍSICAS

Tenho aplicativos com foco em exercício físico no iPad. Atualmente uso o Blogilates. E também playlists criadas no YouTube com sessões de ioga ou pilates – gosto muito da Pri Leite e Raissa Zoccal.

Conteúdo em vídeo:

Se você tem alguma curiosidade ou pergunta, basta deixar um comentário. 😉

Espalhe por aí:

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.