Skip to content →

Clube do Livro Alagoinhas comemora um ano com obra de Maria Firmina dos Reis

A leitura do mês de novembro do Clube do Livro Alagoinhas será Úrsula, da escritora Maria Firmina dos Reis, obra inaugural da literatura afro-brasileira e o primeiro romance de autoria feminina do país.

Úrsula foi publicado em 1859, em São Luís, no Maranhão, e é também considerado o primeiro livro com temática abolicionista. Maria Firmina escreveu sobre escravidão a partir do ponto de vista dos escravos. Aos 22 anos de idade se tornou a primeira professora concursada do seu Estado e, após se aposentar, fundou uma escola mista gratuita.

O encontro acontece no dia 10 de novembro, às 14h, no Centro de Cultura, e tem entrada gratuita.

Sinopse: Tancredo e Úrsula são jovens, puros e altruístas. Com a vida marcada por perdas e decepções familiares, eles se apaixonam tão logo o destino os aproxima, mas se deparam com um empecilho para concretizar seu amor. Combinando esse enredo ultra romântico com uma abordagem crítica à escravidão, Maria Firmina dos Reis compõe Úrsula, considerado o primeiro romance brasileiro escrito por uma mulher, em 1859. Por dar voz e agência a personagens escravizados, é vista como a obra inaugural da literatura afro-brasileira. Retrata homens autoritários e cruéis, mostrando atos inimagináveis de mando patriarcal e senhorial em um sistema sem espaço para a autorregulação.

Sobre o Clube do Livro Alagoinhas: Projeto cultural de incentivo à leitura. Queremos reunir pessoas apaixonadas por leitura em um encontro mensal para conversar e compartilhar experiências. Como funciona? Leitura de um livro por mês. A votação é feita presencialmente após uma pré-seleção de obras.

Clube do Livro Alagoinhas – 12ª edição

Data: 10 de novembro de 2018

Local: Centro de Cultura

Horário: 14h

Livro: Úrsula

Autor: Maria Firmina dos Reis

Mediadores: Jeniffer Geraldine, Julianna Santos e Marcello Alves

Contato: oi@jeniffergeraldine.com

Apoio: Centro de Cultura de Alagoinhas

Entrada: Gratuita

 

 

Publicado em Clube do Livro

3 comentários

    • Jeniffer Geraldine Jeniffer Geraldine

      Tem o Leia Mulheres Rio de Janeiro. Veja no Instagram a data dos encontros. Bjão

Deixe um comentário:

%d blogueiros gostam disto: