Clube do Livro Alagoinhas: As 3 primeiras leituras de 2022

Cada ano que passa o Clube do Livro Alagoinhas se torna um espaço não apenas para compartilhar impressões de leitura mas também para compartilhar conhecimentos e experiências pessoais. Como sempre digo, o ponto de partida é o livro mas a conversa navega por muitos saberes e narrativas.

E o ano de 2022 do CLA começa com uma novidade muito boa. Agora temos duas novas mediadoras, Ana Gleise e Day Cardoso. Fico muito feliz de poder contar com a colaboração de leitoras queridas e engajadas com o clube.

Aproveito também para dizer que a volta dos encontros presenciais será apenas em abril de 2022, se tudo ocorrer bem até lá. Decidimos esperar passar as festas de final de ano e recesso. Nós ainda vivemos uma situação delicada no país. Precisamos nos cuidar e fazer a nossa parte. Sendo assim, nossos encontros permanecem on-line, através da ferramenta Google Meet. O link é divulgado no dia do encontro no perfil e story do CLA no Instagram.

As 3 primeiras leituras de 2022

Vamos seguir com a proposta de compartilhar sempre as leituras do trimestre para que você possa se organizar para adquirir e ler como for melhor. Sou suspeita para falar, mas acredito que as 3 primeiras leituras de 2022 são super interessantes.

JANEIRO – OS SETE MARIDOS DE EVELYN HUGO (TAYLOR JENKINS REID)

Sinopse: Lendária estrela de Hollywood, Evelyn Hugo sempre esteve sob os holofotes ― seja estrelando uma produção vencedora do Oscar, protagonizando algum escândalo ou aparecendo com um novo marido… pela sétima vez. Agora, prestes a completar oitenta anos e reclusa em seu apartamento no Upper East Side, a famigerada atriz decide contar a própria história ― ou sua “verdadeira história” ―, mas com uma condição: que Monique Grant, jornalista iniciante e até então desconhecida, seja a entrevistadora. Ao embarcar nessa misteriosa empreitada, a jovem repórter começa a se dar conta de que nada é por acaso ― e que suas trajetórias podem estar profunda e irreversivelmente conectadas.

Previsão da data do encontro: 29/01/2022, às 18h30

FEVEREIRO – O AVESSO DA PELE (JEFERSON TENÓRIO)

Sinopse: O avesso da pele é a história de Pedro, que, após a morte do pai, assassinado numa desastrosa abordagem policial, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. Com uma narrativa sensível e por vezes brutal, Jeferson Tenório traz à superfície um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, e um denso relato sobre as relações entre pais e filhos. O que está em jogo é a vida de um homem abalado pelas inevitáveis fraturas existenciais da sua condição de negro em um país racista, um processo de dor, de acerto de contas, mas também de redenção, superação e liberdade. Com habilidade incomum para conceber e estruturar personagens e de lidar com as complexidades e pequenas tragédias das relações familiares, Jeferson Tenório se consolida como uma das vozes mais potentes e estilisticamente corajosas da literatura brasileira contemporânea. Livro vencedor do Jabuti 2021.

Previsão da data do encontro: 19/02/2022, às 18h30

MARÇO – VERMELHO, BRANCO E SANGUE AZUL (CASEY MCQUISTON)

Sinopse: Quando sua mãe foi eleita presidenta dos Estados Unidos, Alex Claremont-Diaz se tornou o novo queridinho da mídia norte-americana. Bonito, carismático e com personalidade forte, Alex tem tudo para seguir os passos de seus pais e conquistar uma carreira na política, como tanto deseja. Mas quando sua família é convidada para o casamento real do príncipe britânico Philip, Alex tem que encarar o seu primeiro desafio diplomático: lidar com Henry, irmão mais novo de Philip, o príncipe mais adorado do mundo, com quem ele é constantemente comparado ― e que ele não suporta. O encontro entre os dois sai pior do que o esperado, e no dia seguinte todos os jornais do mundo estampam fotos de Alex e Henry caídos em cima do bolo real, insinuando uma briga séria entre os dois. Para evitar um desastre diplomático, eles passam um fim de semana fingindo ser melhores amigos e não demora para que essa relação evolua para algo que nenhum dos dois poderia imaginar ― e que não tem nenhuma chance de dar certo. Ou tem?

Previsão da data do encontro: 26/03/2022, às 18h30

Se você tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários ou enviar por DM no Instagram do CLA.

Aproveito para te desejar um 2022 de boas leituras!

Espalhe por aí:

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.