As vantagens do clube de leitura

No post Dicas para ler mais, sugeri a participação em Clube de Leitura como forma de incentivo para manter o hábito de ler. Apesar de ler ser quase sempre uma prática solitária, o pós leitura não precisa ser. Compartilhar e trocar as impressões sobre algum livro lido pode nos ajudar a tornar a experiência mais rica e gratificante.

Inclusive a minha volta para o mundo da leitura se deu por conta do Clube de Leitura Salvador. Comecei a participar por causa de amigas e acabei fazendo novas amizades e redescobrindo o gosto pela leitura. Além de participação em clubes presenciais, sempre que posso participo de projetos de leituras compartilhadas e clubes de livros na internet.

Vou listar (porque eu sou alok da lista) os benefícios principais de um clube de leitura:

Estímulo para ler sempre

A ideia do clube de leitura é sempre discutir uma obra literária. Então o hábito de ler se mantém vivo e o estímulo é constante.

Troca de experiências

Temos a oportunidade de conhecer pessoas diferentes que possuem modos de ver o mundo diferentes do nosso. A troca de experiências é rica porque cada um leva para o clube como a leitura afetou sua vida.

Novas amizades

Hoje conheço pessoas de quase todo Brasil por causa de clubes e projetos de leitura na internet. E tenho certeza de que a amizade não é apenas virtual. São pessoas que mantenho contato diariamente e que tenho um carinho enorme. E digo: pessoas dos livros são as melhores pessoas! E o clube presencial em Salvador e o Leia Mulheres Salvador também me apresentaram pessoas super legais que mantenho amizade fora dos encontros.

Sair da zona de conforto literária

Pessoas diferentes, gostos diferentes. Participar de um clube é ideal para sair da zona de conforto. Já tive a oportunidade de conhecer autores incríveis e de ler gêneros que não tinha o hábito de ler. E garanto que a experiência foi muito satisfatória.

Ao longo do BEDA, algumas publicações terminavam com o selo da Blogagem coletiva #NomeProvisório. #NomeProvisório é o clube de leitura online que nasceu do projeto #SetembroPolicial, organizado pela Thamires do Eu li ou vou ler. No início éramos todos desconhecidos, de várias regiões do Brasil, unidos pelo amor à literatura policial. Hoje somos amigos unidos pelo amor aos livros e pra desabafar sobre a vida (que não tá fácil pra ninguém, mas que a gente tá aqui pra se amar e deixar tudo mais leve). Por causa do #NomeProvisório, que tinha esse nome porque o que menos importava era o nome, sai da minha zona de conforto e li Stephen King e Ira Levin. E tenho certeza de que farei muitas outras boas descobertas literárias.

Hoje o #NomeProvisório tem um nome: Pacto Literário. Não somos uma seita, nem nada do tipo, nosso objetivo é ler cada vez mais e, claro, cultivar as boas amizades literárias. E você pode participar, clicando aqui!

Outros clubes de leitura que conheço e indico:

Leia Mulheres

Leituras Compartilhadas dos Espanadores  (nunca participei presencial, mas te garanto que só tem gente boa)

Não perca as atualizações do blog:

Espalhe “As vantagens do clube de leitura” por aí! 😉 

14 Comentários

  1. Ah, sempre quis participar de um clube de leitura, mas ainda sou muito ‘egoísta’ com a minhas leituras. Eu nem sempre tô querendo ler um tipo de livro, por exemplo, e acabo sendo muito individualista em minha rotina literária. Fora que o clube de leitura daqui de Belém lê umas obras que não me interesso muito. Mas seria bom trocar as experiências mesmo, ler coisas fora da zona de conforto, porém, acho que ainda não estou preparada. rs

    Beijos
    https://monautrecote.blogspot.com.br/

    • Jeniffer Geraldine Reply

      Tudo no seu tempo, Jeniffer.
      Quem sabe essa não é uma oportunidade de criar o seu?
      bjão

  2. Graças a você temos um nome depois de 8 meses, kkk.
    Sério como eu amo vocês no meu dia a dia, tivemos projetos incríveis e é um prazer fazer parte desse grupo. Obrigada pela amizade do dia a dia.
    Beijão

  3. Thamiris Alves Reply

    A louca das listas hahaha
    Admiramos mto elas jen!
    Obrigada por participar do grupo ♡
    Amo vcs!

  4. Esse é o primeiro grupo de leitura que eu participo e estou amando! Conversar com vocês me ajuda a definir melhor minhas leituras, sem falar em todos os outros assuntos que conversamos também.
    Muita alegria com essa amizade digital <3

  5. Eu participo do LeiaMulheres aqui do Rio *o*, também participava do Clube do Livro GWS. É muito bom ter companhia para ler e depois discutir sobre, dá mais vontade.

    Com amor,
    ❤ bruna-morgan.blogspot.com ❤

    • Jeniffer Geraldine Reply

      Eu tentei participar do GWS mas já estava participando de muita coisa rs
      bjão

  6. Oi Geraldine!

    Concordo em gênero, número e grau com tudo o que você disse sobre clubes de leitura. E é claro que o Nome Provisório, agora Pacto Literário, é um grande presente do dia-a-dia. É maravilhoso partilhar leituras e situações do cotidiano com vocês. Obrigadaaaaaa! ♥

    Cris
    Plataforma 9 3/4

Deixe um comentário:

Navigate