As vantagens do clube de leitura

No post Dicas para ler mais, sugeri a participação em Clube de Leitura como forma de incentivo para manter o hábito de ler. Apesar de ler ser quase sempre uma prática solitária, o pós leitura não precisa ser. Compartilhar e trocar as impressões sobre algum livro lido pode nos ajudar a tornar a experiência mais rica e gratificante.

Inclusive a minha volta para o mundo da leitura se deu por conta do Clube de Leitura Salvador. Comecei a participar por causa de amigas e acabei fazendo novas amizades e redescobrindo o gosto pela leitura. Além de participação em clubes presenciais, sempre que posso participo de projetos de leituras compartilhadas e clubes de livros na internet.

 

Vou listar (porque eu sou alok da lista) os benefícios principais de um clube de leitura:

Estímulo para ler sempre

A ideia do clube de leitura é sempre discutir uma obra literária. Então o hábito de ler se mantém vivo e o estímulo é constante.

Troca de experiências

Temos a oportunidade de conhecer pessoas diferentes que possuem modos de ver o mundo diferentes do nosso. A troca de experiências é rica porque cada um leva para o clube como a leitura afetou sua vida.

Novas amizades

Hoje conheço pessoas de quase todo Brasil por causa de clubes e projetos de leitura na internet. E tenho certeza de que a amizade não é apenas virtual. São pessoas que mantenho contato diariamente e que tenho um carinho enorme. E digo: pessoas dos livros são as melhores pessoas! E o clube presencial em Salvador e o Leia Mulheres Salvador também me apresentaram pessoas super legais que mantenho amizade fora dos encontros.

Sair da zona de conforto literária

Pessoas diferentes, gostos diferentes. Participar de um clube é ideal para sair da zona de conforto. Já tive a oportunidade de conhecer autores incríveis e de ler gêneros que não tinha o hábito de ler. E garanto que a experiência foi muito satisfatória.

Ao longo do BEDA, algumas publicações terminavam com o selo da Blogagem coletiva #NomeProvisório. #NomeProvisório é o clube de leitura online que nasceu do projeto #SetembroPolicial, organizado pela Thamires do Eu li ou vou ler. No início éramos todos desconhecidos, de várias regiões do Brasil, unidos pelo amor à literatura policial. Hoje somos amigos unidos pelo amor aos livros e pra desabafar sobre a vida (que não tá fácil pra ninguém, mas que a gente tá aqui pra se amar e deixar tudo mais leve). Por causa do #NomeProvisório, que tinha esse nome porque o que menos importava era o nome, sai da minha zona de conforto e li Stephen King e Ira Levin. E tenho certeza de que farei muitas outras boas descobertas literárias.

Hoje o #NomeProvisório tem um nome: Pacto Literário. Não somos uma seita, nem nada do tipo, nosso objetivo é ler cada vez mais e, claro, cultivar as boas amizades literárias. E você pode participar, clicando aqui!

Outros clubes de leitura que conheço e indico:

Leia Mulheres

Leituras Compartilhadas dos Espanadores  (nunca participei presencial, mas te garanto que só tem gente boa)

Não perca as atualizações do blog:

Espalhe “As vantagens do clube de leitura” por aí! 😉