#AmandoJorge – Projeto de leitura 2016

O baiano Jorge Amado é um dos mais conhecidos escritores brasileiros. E isso se deve, principalmente, ao fato da maioria das suas obras terem sido adaptadas para o cinema, teatro e TV. É impossível encontrar alguém que não conheça as novelas Tieta e Gabriela, e a minissérie Dona Flor e seus dois maridos. Mas a obra de Jorge não se resume a esses títulos que ficaram conhecidos por causa das produções da Globo. Ao todo são 36 livros publicados que foram traduzidos para 49 idiomas.

Desses 36, li apenas três: Capitães da Areia (1937), Gabriela, cravo e canela (1958) e A morte e A morte e a morte de Quincas Berro d’Água (1959). E de uma coisa tenho certeza, vai ser difícil alguém amar tanto a Bahia quanto Jorge. Um amor não ideal, afinal o escritor não deixou de fazer críticas à sociedade da época.

Quando fiz essas três leituras, e vi também a novela Gabriela e os filmes Capitães da Areia e A morte e a morte de Quincas Berro D’Água, fiquei pensando: o que mais de Jorge eu ainda não sabia, o que mais ele tinha dito sobre o Brasil, a Bahia e o seu povo?

A partir disso, resolvi fazer um projeto individual com a proposta de ler os livros em ordem cronológica. Mas por que fazer algo sozinha se posso convidar todo mundo que me acompanha aqui no blog para uma leitura coletiva dos livros do Amado? Então é isso. Vamos ler juntos Jorge Amado? A hashtag oficial é #AmandoJorge, ideia da blogueira baiana Isabela Libório, do Le it Be(La), que topou fazer esse projeto comigo.

Mas, como falei no início, Jorge tem muitos livros publicados e nós não queremos deixar o projeto pesado ou forçado. Por isso escolhemos apenas 6 livros para ler em 2016, seguindo a ordem de publicação disponível no site da Fundação Casa de Jorge Amado.

Confira o cronograma de leitura:

CARD_amandoJorge

No final de cada mês, vai ter post no SNT e no Le it Be(La).

Você é nosso convidado. Junte-se a nós! Participe e sempre publique sobre o projeto, no seu blog, canal ou rede social favorita, utilizando a hashtag oficial #AmandoJorge, assim vamos saber que você está participando e poderemos trocar ideias sobre o universo do autor.

4 Comentários

    • Jeniffer Geraldine Reply

      Oba, sua participação será ótima! Beijos!

  1. Pingback: O País do Carnaval

  2. Pingback: Os melhores de 2016

Deixe um comentário:

Navigate