Em 8 de março é comemorado o dia internacional da Mulher. Durante todo o mês várias campanhas são realizadas e lembramos da importância da valorização e respeito às lutas feministas.
Resolvi criar uma lista com ideias para comemorarmos esse mês com arte, cultura e informação. As ideias sugeridas neste post podem ser colocadas em prática a qualquer dia e momento. O importante é se empoderar, não esquecer de todas as outras mulheres que lutaram e ainda lutam pelos nossos direitos, e lembrar da importância de levantar a bandeira feminista.
1. Leia Mulheres
Para 2014 a escritora Joanna Walsh propôs o projeto #readwomen2014 (#leiamulheres2014) que consistia basicamente em ler mais escritoras. O mercado editorial ainda é muito restrito e as mulheres não possuem tanta visibilidade, por isso a importância desse projeto. Conheça o site do Leia Mulheres no Brasil e participe na sua cidade ou através de redes sociais e blogs utilizando a hashtag #LeiaMulheres.
E se você não sabe por onde começar, comece lendo a escritora do momento, a italiana Elena Ferrante. Indico a série Napolitana e o livro A Filha Perdida.
2. Veja o documentário She’s Beautiful When She’s Angry
Sinopse: Conta a história das mulheres que criaram o movimento feminista nos anos 1960, fazendo uma revolução em todos os âmbitos sociais.
O que achei? Uma aula sobre a história do movimento feminista super necessária. Cita todas as lutas e assuntos do movimento: sexualidade, aborto, violência doméstica, saúde da mulher, creches, etc. É interessante para compreender porque lutamos e como foi dito no documentário: direitos das mulheres, uma luta inacabada.
*Está disponível na Netflix! – Veja o trailer
3. Leia ou veja “Sejamos todos feministas”, da Chimamanda Ngozi Adichie
O que significa ser feminista no século XXI? Por que o feminismo é essencial para libertar homens e mulheres? Eis as questões que estão no cerne de Sejamos todos feministas, ensaio da premiada autora de Americanah e Meio sol amarelo.
E se criássemos nossas crianças ressaltando seus talentos, e não seu gênero? E se focássemos em seus interesses, sem considerar gênero?
4. Veja a apresentação “Como não cometer gafes sobre questões de Gênero e Feminismo nas Redes Sociais”, da jornalista
5. Conheça a Cartilha “Acesso à informação e o direito das mulheres” produzida pela ONG Artigo 19
6. Visite regularmente:
7. Conheça o projeto #DonasDaRua da História
8. Não esqueça:
Tem alguma outra dica? Deixe nos comentários! Vamos trocar conhecimento e fortalecer nossa luta! 😀
Espalhe “Ideias para comemorar o mês da Mulher” por aí! 😉
Adorei Jen! É isso o que queremos para o dia de hoje e todos os dias! Chimmanda <3
<3
Que demais e adorei essa última frase.
Um feliz dia da mulher para você 🙂
<3
Gostei muito das dicas e sugestões – este documentário “She’s beautiful when she’s angry” parece ser ótimo para ser exibido em sala de aula (em qualquer período, não apenas nesta data). Vou conferir. 🙂
Sim! É ótimo mesmo!
Bjao
Eu já vi e li o da Chimamanda <3 inclusive comprei o livro "Americanah" dela e pretendo ler mês que vem! Ela é incrível.
Também amo o Azmina e As minas na história <3
Anotei o documentário para assistir mais tarde.
bruna-morgan.blogspot.com
Acredita que eu comecei a ler Americanah em janeiro do ano passado e até hoje não finalizei?
Deixei o livro de lado. E nem sei o motivo. A história é muito boa.
Você me lembrou bem dele. Vou tentar encaixar a leitura em maio.
O documentário é ótimo.
bjão
Deve ser porque é longo, né? uhaua tem quatrocentas e poucas páginas, eu acho, é um monstrão uhauha
hahaha pode ser.
um super monstro. mas a história é ótima!