Caixa de entrada – ferramenta de captura no sistema de organização

Caixa de entrada é uma ferramenta que conheci através do GTDGetting Things Done (A arte de fazer acontecer), método de produtividade criado pelo norte-americano David Allen.

De acordo com David (2015, p. 61), a caixa de entrada é uma ferramenta para capturar pendências e informações de fontes externas. E é possível ter várias versões de caixa de entrada – caixa; bloco de anotações e cadernos; dispositivos eletrônicos; e-mails e mensagens de texto.

As versões de caixa de entrada no meu sistema de organização

  1. Bloco de anotações

A versão da caixa de entrada em bloco de anotações me ajuda bastante a manter o foco quando estou trabalhando e quero manter a atenção em uma única tarefa por um tempo determinado. Às vezes, estou concentrada, mas surge um pensamento, um lembrete, que não tem relação alguma com a atividade do momento. Para isso, tenho sempre do lado o bloco de anotação. Pego a caneta, anoto o pensamento intruso e volto para a atividade.

Certos momentos o pensamento está até relacionado com a atividade. Por exemplo, estou lendo um texto e a autora menciona uma referência importante. Em vez de parar e já pesquisar sobre essa referência, pego o bloco, anoto o nome mencionado e volto para a leitura do texto.

Obs: Atualmente meu bloco de anotações é uma caderneta da papelaria Nuvens de Papel. Mas já usei todo tipo de bloco que você imaginar e a graça é essa. 🙂

  1. Aplicativo Notas (Apple)

Escolhi o aplicativo Notas, da Apple, como minha caixa de entrada digital. O aplicativo já vem instalado nos dispositivos da marca e o ecossistema mantém tudo sincronizado.

Costumo usar Notas para anotar os lembretes de coisas a fazer e assuntos a tratar, principalmente quando estou fora de casa.

  1. Página Ideias no Notion

Criei no Notion uma caixa de entrada apenas para as ideias relacionadas aos textos e aos projetos. Eu separo as ideias dos lembretes mais comuns para ir aos poucos formando um banco de ideias que pode ser útil na hora da produção.

  1. Revisteiro

Utilizo um revisteiro para capturar os arquivos físicos que podem aparecer ao longo do dia. Mas por aqui costumam ser poucos. Geralmente essa caixa de entrada está mais movimentada quando estou em período de fazer exames de saúde.

Deixo o revisteiro na estante de livros. Uso pouco, por isso não vejo necessidade de deixá-lo em cima da mesa de trabalho.


Modelos de porta revista que recomendo:


A caixa de entrada é uma ferramenta de captura com registros rápidos e breves. Em um outro momento, faz-se necessário processar as informações que foram alocadas nesses espaços. A partir dos registros capturados podem surgir novas tarefas para fazer ou projetos e ideias para desenvolver. Costumo processar as informações da caixa de entrada ao longo do dia, nos intervalos de uma tarefa, para não deixar acumular.

“O último fator de sucesso na captura é óbvio: se você não esvaziar e processar o que foi capturado, as ferramentas não servem para nada além de armazenar materiais indefinidos. Esvaziar a caixa de entrada não significa concluir o que está nela, mas definir de modo mais específico o que são e o que deve ser feito com relação a elas e, se ainda houver pendências, organizá-las no seu sistema.” (David Allen, 2015, p. 64)

Livros do David Allen que recomendo:


Você já usa alguma versão da caixa de entrada na sua rotina?

Alguma dúvida/ curiosidade? Deixe um comentário! 😀

Espalhe por aí:

Deixe um comentário:

7 comentários em “Caixa de entrada – ferramenta de captura no sistema de organização

  1. Eu uso caixa de entrada de maneira similar a você, Jeniffer: tenho um caderno A6 espiral da Tilibra (com folhas roxas, nem um pouco chamativo kkk) e um revisteiro na minha escrivaninha. No celular, gosto de anotar no Google Tarefas e divido em abas (ex.: “Livros” pra títulos que achei interessantes na livraria).
    Eu preciso melhorar o meu processamento, às vezes fico alguns dias sem fazer isso e as coisas acumulam.
    Gostei de saber como você se organiza! 🙂

    • O bom de usar caixa de entrada/bloco de anotações é que podemos usar um A6 com folhas roxas tranquilamente Hahahaha Adorei!

    • Bom é perceber a necessidade e já encontrar a solução. Assim mantém tudo organizado.

  2. Pingback: Meu sistema de organização - Jeniffer Geraldine - Vida e Cultura

  3. eu já tinha visto isso em alguns studygrams por aí, mas ainda não tinha entendido mutio bem o que era, agora que entendi com certeza irei usar…
    amei seu post

    bjsss

    • Bom saber que te ajudou de alguma forma! <3
      bjs