[SNT #3] 70 anos do fim do holocausto

Em  2015 o mundo lembra os 70 anos do fim do holocausto, um dos períodos mais horríveis da história mundial. No dia 27 de janeiro de 1945 as tropas soviéticas chegaram para acabar com as atrocidades sofridas pelos judeus e demais povos presos em Auschwitz, o maior e mais terrível campo de concentração da época nazista. Estima-se que um milhão de pessoas não saíram vivas de lá. Foi uma fase de intolerância e muito sofrimento. Hoje a data, 27 de janeiro, é considerada o dia internacional da lembrança do holocausto.

Mas apesar de tudo algumas pessoas sobreviveram e contaram ao mundo suas histórias e a de seus familiares e amigos. A 3ª edição do SNT vai trazer algumas das produções que retratam o período nazista. Em vídeo comento sobre O diário de Anne Frank, livro que conta a história de uma adolescente judia que morreu aos 15 anos. Anne ficou famosa no mundo inteiro e até hoje emociona a todos com seus relatos sobre a época em que viveu escondida com a família para tentar fugir dos alemães.

Também trago como dica o documentário Touched by Auschwitz, produzido pela BBC em 2015, que narra a vida de seis sobreviventes do holocausto. E Alan Nardi fala sobre Maus (Companhia das Letras, 2005), um quadrinho sobre a vida de Vladek Spiegelman, mais um sobrevivente de Auschwitz.

São produções que falam sobre tolerância, esperança e perseverança.

…a beleza continua a existir, mesmo na desgraça. Se a procurar, você descobrirá cada vez mais felicidade, e recuperará o equilíbrio. Uma pessoa feliz tornará as outras felizes; uma pessoa com coragem e fé nunca morrerá na desgraça!

Anne Frank

Fé e coragem para todos nós!

Foto: Agence France-Presse

NEWS-MAIOR

Você pode gostar também de

Deixe uma resposta