6 hábitos que me tornam mais produtiva e organizada

Lutar contra a procrastinação e todos as distrações diárias não é algo fácil. Mas se a pretensão é alcançar um objetivo maior, a luta vale a pena. Se tornar mais organizado é um processo feito em etapas. De pequenos em pequenos passos e atitudes, a gente vai conseguindo incluir na rotina hábitos mais saudáveis e cortar os nocivos.

Abaixo compartilho 6 hábitos que adotei nos últimos tempos e que estão me ajudando a ser mais produtiva e organizada.

1) Usar Caixa de Entrada

Caixa de Entrada é um lugar físico ou digital para você guardar informações que chegam ao longo do dia. O conceito vem do método GTD, do David Allen, que eu conheci através da Thais Godinho, do Blog Vida Organizada. Atualmente mantenho a Caixa de Entrada no Evernote para guardar links, imagens e outros tipos de arquivos para ver depois e ideias que surgem no meio do dia. Mas o segredo de manter uma Caixa de Entrada funcionando é que você tire um momento do seu dia, ou semana, para checar tudo que colocou nela e dar uma finalidade para cada item.

2) Definir metas semanais

Estou tentando manter o hábito de toda semana, no meu Bullet Journal, definir 3 metas para os próximos dias. São metas básicas e possíveis para aquela semana, exemplos: ler 50 páginas por dia da leitura da vez; arrumar o guarda-roupa; ler o e-book sobre Google Adsense.

Pequenas conquistas, grandes alegrias! 😉

3) Planejar a rotina matinal

Antes de ir dormir, planejo o que vou comer no café da manhã e se possível já deixo algo pré-pronto. Isso me faz ganhar tempo, tomar café em casa com calma e economizar dinheiro. Também deixo a bolsa arrumada com os itens que vou precisar no outro dia, mas confesso que essa é a parte mais fácil porque eu não tenho muitas bolsas e nem gosto de ficar combinando bolsa com sapato etc. Até porque por aqui é tudo muito branco&preto&cinza&nude&caramelo – cores neutras para combinar com tudo. Voltando a rotina matinal, outro hábito é decidir que roupa vou usar na noite anterior. Já deixo tudo pronto!

4) Usar Google Agenda

O Google Agenda me ajuda a lembrar de tarefas e compromissos importantes. E isso é muito bom porque tira da minha mente a obrigação de me lembrar. Já tenho coisas demais na cabeça, então é ótimo ter um aplicativo que me ajude com lembretes diários. Zero ao estresse cognitivo! Eu coloco tarefas como: contas pra pagar; compras pra fazer; marcar consultas; ligar para alguém; reuniões; início de cursos.

Aplicativo para Android I IOS

5) Organizar o guarda-roupa por categorias

Para manter a minha rotina matinal em ordem, eu preciso manter meu guarda-roupa bem arrumado. E atualmente organizo meu guarda-roupa assim: roupas para sair I roupas para trabalhar I roupas de casa I roupas para exercícios físicos I calças jeans I roupas íntimas I roupas de frio. E tenho uma sapateira que organizo meus sapatos por: tênis I sapatilhas I rasteiras I botas I saltos. Assim sei onde buscar a peça certa para cada momento.

6) Ter um Planner/ Bullet Journal

Essas duas ferramentas estão me ajudando muito nesse início de ano. No Planner do Geraldas coloco as datas dos compromissos e também as pautas do blog (uso os dois formatos, horizontal e vertical). E o Bullet Journal uso de forma mais global, além de planejar minha semana e dias, também faço um planejamento da vida com minhas metas pessoais e profissionais, meus agradecimentos diários, avalio meus comportamentos e ações, coloco desabafos, faço meu moad board.

E você tem algum hábito que te deixa mais produtivo e organizado? Me diz aí!

Espalhe o “6 hábitos que me tornam mais produtiva e organizada” por aí! 😉

16 Comentários

  1. montei um bullet esse ano e listar as tarefas da semana e depois dividi-las pra cada dia tem me ajudado muito ♥ nele tenho incluído meus compromissos tb, então dou uma olhada nele todo dia antes de dormir e ao acordar pra ~organizar meu dia, e sinto que tô indo pelo caminho certo. melhor sensação, hahah.

    • Jeniffer Geraldine Reply

      K, essa sensação é maravilhosa mesmo! <3

  2. Te invejo viu, eu não consigo me organizar assim não. Tudo funciona de acordo com a inspiração, se não estiver inspirada não sai nadinha!

    • Jeniffer Geraldine Reply

      Mulher, te entendo perfeitamente, viu?! É uma luta diária para manter esses hábitos acima da procrastinação.
      Mas sigo firme na luta. rs
      bjão

  3. Gostei das dicas ….vou aplicar RSFSR. Gosto muito de romance …vc já leu o mundo de Sofia de J. Garden ? Se já poste algo sobre

    • Jeniffer Geraldine Reply

      Aplique, Ismael. Espero que te ajude.
      Ainda não li mas está na minha lista. 😀
      bjão

  4. Eu não entendi ainda como usar direitinho um Bullet Journal, pra mim sempre parece uma bagunça que não entendo. haushaus’ Mas as outras dicas eu procuro manter na minha rotina também, organizar a bolsa, já pensar na roupa, o café da manhã aqui é bem simples então nem planejo nada. E utilizar a agenda pra lembrar de coisas pra fazer no dia também me ajuda muito, fora utilizar uma agenda mais geral, em escrito, também mantém as coisas na minha cabeça.

    • Jeniffer Geraldine Reply

      hahaha fazer um bullet journal é super simples. É que tem uma galera que capricha muito (não é o meu caso rs). Depois veja o vídeo de como eu faço meu e verá que não é difícil.
      Planejar é essencial, né?! E fazem uma super diferença no dia a dia.
      bjão

    • Jeniffer Geraldine Reply

      Vou ver esse link agora!
      Nossa, nem me fale no celular. Ô bichinho bom mas que toma grande parte da nossa atenção. Mas algo que fiz foi coloca-lo em modo “somente alarme”. Aí não fico tão ligada nas notificações. Tiro de tempo em tempo pra checar o que tem de novo. O lance agora é controlar esse “tempo em tempo”. Hahaha
      Bjão

Deixe um comentário:

Navigate