6 hábitos que me tornam mais produtiva e organizada

Lutar contra a procrastinação e todos as distrações diárias não é algo fácil. Mas se a pretensão é alcançar um objetivo maior, a luta vale a pena. Se tornar mais organizado é um processo feito em etapas. De pequenos em pequenos passos e atitudes, a gente vai conseguindo incluir na rotina hábitos mais saudáveis e cortar os nocivos.

Abaixo compartilho 6 hábitos que adotei nos últimos tempos e que estão me ajudando a ser mais produtiva e organizada.

1) Usar Caixa de Entrada

Caixa de Entrada é um lugar físico ou digital para você guardar informações que chegam ao longo do dia. O conceito vem do método GTD, do David Allen, que eu conheci através da Thais Godinho, do Blog Vida Organizada. Atualmente mantenho a Caixa de Entrada no Evernote para guardar links, imagens e outros tipos de arquivos para ver depois e ideias que surgem no meio do dia. Mas o segredo de manter uma Caixa de Entrada funcionando é que você tire um momento do seu dia, ou semana, para checar tudo que colocou nela e dar uma finalidade para cada item.

2) Definir metas semanais

Estou tentando manter o hábito de toda semana, no meu Bullet Journal, definir 3 metas para os próximos dias. São metas básicas e possíveis para aquela semana, exemplos: ler 50 páginas por dia da leitura da vez; arrumar o guarda-roupa; ler o e-book sobre Google Adsense.

Pequenas conquistas, grandes alegrias! 😉

3) Planejar a rotina matinal

Antes de ir dormir, planejo o que vou comer no café da manhã e se possível já deixo algo pré-pronto. Isso me faz ganhar tempo, tomar café em casa com calma e economizar dinheiro. Também deixo a bolsa arrumada com os itens que vou precisar no outro dia, mas confesso que essa é a parte mais fácil porque eu não tenho muitas bolsas e nem gosto de ficar combinando bolsa com sapato etc. Até porque por aqui é tudo muito branco&preto&cinza&nude&caramelo – cores neutras para combinar com tudo. Voltando a rotina matinal, outro hábito é decidir que roupa vou usar na noite anterior. Já deixo tudo pronto!

4) Usar Google Agenda

O Google Agenda me ajuda a lembrar de tarefas e compromissos importantes. E isso é muito bom porque tira da minha mente a obrigação de me lembrar. Já tenho coisas demais na cabeça, então é ótimo ter um aplicativo que me ajude com lembretes diários. Zero ao estresse cognitivo! Eu coloco tarefas como: contas pra pagar; compras pra fazer; marcar consultas; ligar para alguém; reuniões; início de cursos.

Aplicativo para Android I IOS

5) Organizar o guarda-roupa por categorias

Para manter a minha rotina matinal em ordem, eu preciso manter meu guarda-roupa bem arrumado. E atualmente organizo meu guarda-roupa assim: roupas para sair I roupas para trabalhar I roupas de casa I roupas para exercícios físicos I calças jeans I roupas íntimas I roupas de frio. E tenho uma sapateira que organizo meus sapatos por: tênis I sapatilhas I rasteiras I botas I saltos. Assim sei onde buscar a peça certa para cada momento.

6) Ter um Planner/ Bullet Journal

Essas duas ferramentas estão me ajudando muito nesse início de ano. No Planner do Geraldas coloco as datas dos compromissos e também as pautas do blog (uso os dois formatos, horizontal e vertical). E o Bullet Journal uso de forma mais global, além de planejar minha semana e dias, também faço um planejamento da vida com minhas metas pessoais e profissionais, meus agradecimentos diários, avalio meus comportamentos e ações, coloco desabafos, faço meu moad board.

E você tem algum hábito que te deixa mais produtivo e organizado? Me diz aí!

Espalhe o “6 hábitos que me tornam mais produtiva e organizada” por aí! 😉