4 autoras para ler e amar

Um dos projetos literários que faço é o Leia Mulheres. Apesar de não participar ativamente dos encontros presenciais em Salvador, levanto a bandeira do projeto por onde vou e aqui no blog. E isso tudo porque o Leia Mulheres me proporcionou o contato com escritoras maravilhosas. Muitas delas falam sobre temas importantes e atuais, como o papel da mulher na sociedade, feminismo e maternidade.

Sempre que posso indico um livro escrito por mulher. Porque, infelizmente, se você for contar na sua estante quantos livros já leu de autoras, vai se surpreender com o número baixo. Levante a bandeira do Leia Mulheres também e se não sabe por onde começar, vou indicar 4 autoras que tenho certeza de que você vai ler e amar.

Elena Ferrante

Ninguém sabe. Ninguém viu. Mas todo mundo está amando os livros dela. E isso é o que importa. Queria sim dar um rosto ao nome (com toda certeza. Já que há investigações rolando por aí), mas por enquanto fico feliz em ter sempre um livro novo dela para ler, com temas feministas, urgentes e essenciais.

Sabemos que é italiana e já tem 7 livros publicados no Brasil: Série Napolitana (A amiga Genial, História do novo sobrenome, História de quem foge e de quem fica), Dias de Abandono, A filha perdida, Um amor incômodo e Uma noite na praia.

Chimamanda Ngozi Adichie

Nasceu na Nigéria em 1977. Aos 19 anos se mudou para os EUA. Publicou seu primeiro romance Hibisco Roxo em 2003. Conheci Chimamanda por causa da sua palestra no TEDxEuston em 2012, Sejamos todos feministas. Não vi o TEDx na época mas li o livro lançado no Brasil, em 2014, pela Companhia das Letras. Logo em seguida tive vontade de ler outros livros da autora. Comecei Americanah e já tenho aqui na estante Meio Sol Amarelo, Hibisco Roxo e Para educar crianças feministas – um manifesto.

Maria Valéria Rezende

Nasceu na cidade de Santos em 1942. Em 2015 ganhou o Prêmio Jabuti nas categorias romance e Livro do Ano de Ficção, com Quarenta dias. E foi justamente por causa desse prêmio que a conheci. Todos os jornais noticiaram o fato de uma desconhecida freira ter desbancado grandes nomes da literatura brasileira contemporânea. Sorte a nossa, Maria ganhou nossos corações. Já li Quarenta Dias e quero ler seu livro de estreia na literatura Vasto Mundo (2001) e o mais novo Outros Cantos (2016).

Gillian Flynn

Nasceu no Missouri (EUA) em 1971. Seus livros são classificados como thrillers. Conheci por causa do marketing que a Intrínseca fez para o lançamento de Garota Exemplar, em 2013. E já li Lugares Escuros (o preferido até o momento), Garota Exemplar, O adulto (não gostei mas tudo bem, o amor continua) e quero ler o primeiro livro publicado, Objetos Cortantes (2007).

Espalhe “4 autoras para ler e amar” por aí! 😉

Espalhe por aí:

Deixe um comentário:

13 comentários em “4 autoras para ler e amar

  1. Jeni, da sua lista a única que já li foi Gillian Flynn, não gostei nenhum pouco de “O Adulto” e “Objetos Cortantes” também deixou a desejar pelo menos pra mim! Quanto as suas outras indicações vou deixar anotado aqui, pois você já sabe que preciso começar a ler mais mulheres!
    Grande abraço e obrigado pelas indicações!

    • Leia Garota exemplar e Lugares Escuros (acho que vc vai gostar mais desse).
      bjão

  2. Lá vem dona Elena e dona Chimamanda de novo, de tanto você e Thami falar vou ter que ler algo delas para ontem, haha. Dona Gillian dispensa comentários né.
    Adorei as dicas
    beijos

  3. Como acho que temos gostos parecidos já quero ler Maria Valéria.
    Elena Ferrante nem falo mais né. E as outras tbm amo!

  4. Oi Jeniffer, SIM vamos ler cada vez mais mulheres, essas maravilhosas! Acabei de ler uma catalã incrível chamada Cristina Sánchez-Andrade e uma autora australiana chamada Brooke Davis, recomendo as duas. :*

  5. Pingback: Autoras que você precisa conhecer – Ponto Para Ler – Blog Literário

  6. Ferrante e Flynn são amores da vida! Da Maria Valéria gostei muito também. Com a Chimamanda ainda não rolou aquela paixão, mas acho que vou gostar mais dos outros livros (Americanah não achei tudo isso não…rs)

    • Temos esses amores em comum. ahaha <3
      Eu meio que abandonei Americanah =/
      Acho q vou ler Meio sol amarelo.
      bjão