Como vou me organizar em 2021

Costumo dizer que minha organização é híbrida – uso ferramentas digitais e analógicas. E até mesmo em relação ao método, misturo um pouco de GTD, Vida Organizada e Bullet Journal.

No vídeo comento sobre cada uma das ferramentas de organização para 2021. E logo abaixo tem um resumo.

FERRAMENTAS DIGITAIS

Evernote

Uma ferramenta queridinha. Já fiz de tudo um pouco no Evernote. E atualmente a considero meu arquivo de referências e minha biblioteca digital. Guardo tudo no Evernote, de páginas que encontro na WEB até comprovante de pagamento. Mas um dos usos principais atualmente é a organização e arquivo do material da dissertação e da formação pedagógica. Separo no Evernote tudo que já li e o que ainda quero ler.

>> Mais sobre Evernote

Notion

Depois de um longo tempo, Notion definitivamente entrou na minha rotina. A ferramenta me ajuda com planejamento de vida, de projetos, e produção de conteúdo. Inclusive participei de uma live com a musa Thais Godinho falando sobre Notion e Planejamento de vida. Mas, na verdade, o Notion é meu braço direito na produção de conteúdo. É na ferramenta que faço o gerenciamento das pautas dos diversos canais que produzo conteúdo.

>> Mais sobre Notion

Google Fotos

Uma das minhas paixões é a fotografia. E o Google Fotos é meu parceiro para armazenar e organizar as fotos. Até mesmo porque a ferramenta do Google é super inteligente e já me ajuda com a localização e a categoria das fotos.

Google Agenda

Minha agenda oficial é digital. Todo compromisso com data e hora marcados entra para a agenda do Google. Apesar de gostar de papel, acho muito mais prático manter uma agenda de compromissos no digital. É mais fácil remarcar reuniões e convidar outras pessoas.

Google Drive

Uso para arquivos PSD e compartilhar arquivos com outras pessoas.

Gmail

É o meu e-mail oficial. Organizo as pastas por projetos. E tenho uma pasta chama “back” onde movo e-mails que preciso ver com mais calma ou que preciso consultar posteriormente para algum projeto.

>> Mais sobre ferramentas do Google

Skoob

Rede social para registro de livros lidos.

Filmow

Rede social para registro de filmes assistidos.

TV Time

Rede social para registro de séries assistidas.

JustWatch

Ferramenta para criar lista de filmes e séries para assistir.

FERRAMENTAS ANALÓGICAS

Planner

No planner eu organizo, planejo e registro minha rotina mensal, semanal e diária. Uso o planner como se fosse um bullet journal, mas numa versão mais simples. Atualmente minhas listas de próximas ações (sem data) também estão no planner. Já fiz um tour em vídeo mostrando tudo.

Bloco de anotações

Minha caixa de entrada. Sempre quando estou em reunião ou em bloco de tempo focado, mantenho o bloquinho de anotações do lado para anotar os pensamentos que surgirem e que não têm relação com a tarefa do momento. Depois processo as anotações para tomar a melhor decisão sobre elas.

Commonplace book

Anotações de cursos livres e rascunhos de posts. Costumo digitalizar as anotações e salvar no Evernote.

Diário Cult

Caderno de escrita apenas para livros, filmes e séries.

Diário de páginas matinais

Caderno de escrita reflexiva. Escrevo todas as manhãs assim que acordo.

Qualquer dúvida, curiosidade, sugestão, deixe um comentário.

Compartilhe:
Escrito por Jeniffer Geraldine
jornalista, criadora de conteúdo, mestranda em crítica cultural