Como organizo meus momentos de leitura

Todo mundo já sabe que eu sou da piriguetagem literária. Isso quer dizer que eu leio vários livros ao mesmo tempo. Além de abandonar leituras que não fluem com um certo tempo.

Para manter a piriguetagem literária em dia, costumo separar momentos de leitura:

☀️leitura matinal – livros de nao-ficção (desenvolvimento pessoal, cultura e sociedade, espiritualidade);

🌙 leitura noturna – ficção.

Duração dos momentos de leitura – me organizo para ler entre 15 a 30 minutos. Às vezes a leitura noturna ultrapassa os 30 minutos. Mas não sou do tipo que vira a madrugada lendo. Aqui o sono vence sempre.

Não faço metas de leitura (X livros por mês ou Y livros por ano). Costumo fazer acordos literários.

Meus acordos literários atuais são: ler mais literatura brasileira; ler mais mulheres; ler 1 livro de ficção por mês; não comprar livros físicos por 6 meses (exceto se for relacionado à pesquisa); não comprar e-books por impulso; Manter o diário cult atualizado com as leituras; após o mestrado, ler mais autobiografias e biografias; atender o chamado dos livros.

Os momentos de leitura me ajudam a manter o hábito de ler na rotina. Não é para me obrigar a nada. Leio porque amo e me faz bem. Sou mais de qualidade do que de quantidade. Os momentos de leitura são para o que chamo de leituras extras (fora pesquisa e trabalho). Se eu precisar fazer uma leitura obrigatória, geralmente, recorro a um cronograma para cumprir o prazo.

Na foto tem o Kindle ligado no livro O ponto de equilíbrio. E abaixo tem meu Diário Cult. Fiz algumas anotações durante a leitura matinal.

Compartilhe:
Escrito por Jeniffer Geraldine
jornalista, criadora de conteúdo, mestranda em crítica cultural