As vantagens da leitura digital com Kindle

A leitura digital entrou na minha vida por causa do livro O Hobbit. Lembro como se fosse ontem: li o livro todinho, no aplicativo iBooks, no Ipad. Estava tão empolgada com a leitura que nem me importei com o peso do iPad 2 e muito menos com o brilho da tela. Depois dessa experiência eu decidi que iria investir em um Kindle. E de lá para cá são quase 6 anos lendo livros digitais, através de aplicativos no celular ou tablet, até mesmo no computador, mas, principalmente, no Kindle. Sem dúvidas, o aparelho maximiza a experiência da leitura por conta de ser leve e ter iluminação embutida.

Por volta de 2018 comecei a dividir meus dias entre duas cidades e mais uma vez o leitor se mostrou útil na rotina. Durante as 2h de viagem de ônibus, sempre tinha a companhia de uma leitura. Eu poderia ler livros físicos? Claro que sim! Mas, você me conhece, eu sou da piriguetagem literária. Leio vários livros ao mesmo tempo. E não é nada prático e nem confortável carregar mais de um livro na mochila (além de caderno, computador, roupa etc).

Levando em consideração a experiência com o Kindle, resolvi listar algumas vantagens da leitura digital:

  1. Muitos livros em um só dispositivo;
  2. Distribuição rápida: basta um clique para ter acesso ao último lançamento;
  3. Sem peso extra na bolsa/mochila. O dispositivo é bem leve e praticamente do tamanho da minha mão;
  4. Personalização – posso configurar fonte e página (ex: tipo, tamanho, espaçamento, margem, orientação);
  5. Ajuda na aprendizagem – o dispositivo tem dicionário instalado. Vi uma palavra nova? É só clicar para saber o significado ou tradução;
  6. Ajuda na leitura ativa – posso destacar citações e fazer notas;
  7. Organização da coleção de livros digitais – é possível organizar pastas com os e-books;
  8. Iluminação embutida – posso ler no escurinho do meu quarto, no avião, no ônibus, na praia sem prejuízos para mim e nem atrapalhar ninguém.

Por aqui não há disputa entre digital e impresso. Eu costumo dizer que pego o que julgo melhor de cada mundo e aplico na minha rotina. Ou seja, se há alguma disputa, quem sai ganhando é a leitora. O que me interessa mais é a experiência, o conteúdo, as histórias, o conhecimento, o prazer pela leitura e pelo aprendizado.

Você colabora com meu trabalho se adquirir o Kindle através dos links abaixo:

Compartilhe:
Escrito por Jeniffer Geraldine
jornalista, criadora de conteúdo, mestranda em crítica cultural