Planner 2021 – Dicas de uso

Um planner pode ser utilizado para 3 ações: organizar, planejar e registrar.

Organizar significa incluir no planner informações relevantes para o ano, mês ou dia. Geralmente são atividades que estão relacionados com pessoas ou eventos externos.

Exemplos:

  • dia 02, reunião mensal do trabalho, 18h;
  • Último dia do prazo do artigo;
  • dia 04, Aula de Português, 9h30;
  • terça, academia, 20h.

Planejar é para você fazer gestão do seu tempo e das atividades diárias ou semanais. São atividades que você pode, se quiser e for conveniente, mudar a data e o horário sem grandes contratempos.

Exemplos:

  • dia 03, 15h, revisar para aula de português;
  • dia 05, ligar para marcar dentista;
  • dia 10, iniciar relatório de monitoramento.

Já a utilização de um planner para registrar é quando você deseja/precisa acompanhar um hábito, o humor do dia, ou apenas fazer anotações sobre o que realizou para ter noção das atividades feitas e para onde está indo seu tempo e energia.

Exemplos:

  • Acordei com dor de cabeça;
  • 15 min de leitura – ok;
  • Esqueci de tomar a vitamina.

Pensando nessas três ações – organizar, planejar e registrar, você pode usar o planner para:

  1. Agenda – organizar e planejar todos os seus compromissos e atividades;
  2. Calendário de conteúdo – caso trabalhe com produção de conteúdo;
  3. Cronograma de estudos – o que você vai estudar hoje? E ao longo da semana? Qual o foco do seu mês nos estudos?
  4. Cronograma de leituras – precisa ler um livro de 300 páginas? Coloque no planner a meta diária para cumprir ao longo do mês;
  5. Cronograma de escrita da dissertação ou escrita de livro – gosta de trabalhar com meta de páginas por dia? Coloque no planner para acompanhar a evolução.

Nós temos diversas áreas da vida. Mas as mais comuns e principais são: casa, trabalho e pessoal. Caso você seja uma pessoa mais visual, pode utilizar código de cor para categorizar cada atividade, compromisso ou registro. Uma sugestão é para tudo que for “trabalho” colocar na cor da marca da empresa.

Ou caso você prefira algo mais minimalista, não seja adepta das cores, mas ainda quer categorizar suas ações, crie um sistema de símbolos. Para atividades relacionadas a “casa”, você desenha uma casinha do lado. Ou simplesmente escreva do lado da atividade a palavra “casa”.

Acredito que você conheça o Método Bullet Journal. Mas caso não, o bullet journal é um sistema de organização totalmente personalizável criado pelo designer Ryder Carroll. A ideia é que você possa organizar toda a sua vida em um só lugar. Uma das características do método é fazer anotações utilizando símbolos que acabam por categorizar cada uma das notas feitas.

Veja alguns:

• para sinalizar uma tarefa

> tarefa adiada

tarefa cancelada

x ou √ tarefa concluída

* prioridade

º evento

– nota

! inspiração

Eu gosto bastante dos símbolos do bullet journal. São fáceis de memorizar e incluir na rotina por isso utilizo desde que conheci o método.

Agora que você já tem sugestões de como usar o planner 2021, vem aqui para fazer o download gratuito do produto que foi feito com muito amor por mim, Anne e Marisa.

Compartilhe:
Escrito por Jeniffer Geraldine
jornalista, criadora de conteúdo, mestranda em crítica cultural