2 filmes sobre infância para adultos

Recentemente dois filmes entraram para minha lista de favoritos: Tomboy (2012) e Onde vivem os monstros (2010). Por coincidência, ambos são protagonizados por crianças, mas a mensagem é para os adultos.

Tomboy

tomboy-filme

Laure é uma menina de 10 anos que, por conta do trabalho do pai, já morou em várias cidades. Além dessa mudança física, um outro tipo de mudança estava acontecendo na vida da garota – Laure queria ser Mikael. Quando vai morar em um novo local, Laure se apresenta como Mikael. Mas havia uma única menina no grupo, Lisa, que acaba se apaixonando pelo garoto loirinho e magro e Laure faz de tudo para manter seu segredo e viver como realmente gostaria.

O filme é de uma sensibilidade sem igual e muito bem construído. Torci para que todos aceitassem o Mikael e isso me deixou super tensa do início ao fim. Infelizmente, vemos muitos casos de preconceito que acabam de forma violenta e confesso que fiquei com medo de que Mikael/Laure sofresse algum tipo de violência, seja dos pais ou dos amigos da vizinhança.

Tomboy trata de maneira leve e bonita questões de gênero e sexualidade. Um ótimo filme para debater com os alunos na sala de aula e ver em casa com a família.

Onde vivem os monstros

ondevivemosmonstros

Filme baseado na obra Onde vivem os monstros de Maurice Sendak, um dos livros favoritos de Barack Obama. Max é um menino danado que, após aprontar várias em casa, é colocado de castigo pela mãe. Só que o garoto tem a imaginação fértil e enquanto está de castigo no quarto, se imagina em uma terra cheia de monstros onde ele é o rei.

O fato é que Max é um tanto intolerante, teimoso e egocêntrico. E quando passa a viver em grupo com os monstros, ele precisa aprender a tomar decisões e pensar coletivamente para o bem de todos. Ou seja, é hora de crescer. Ser mais paciente, bondoso e altruísta.

Fica dica! 😉

>> Os filmes estão disponíveis na Netflix 

NEWS-MAIOR

Você pode gostar também de

Deixe uma resposta